telemetria

Dados os imensos benefícios, a adoção da Telemetria vem melhorando muito os sistemas de Gestão de Frotas para diversas empresas.

Há pouco tempo, o gerenciamento de frotas costumava ser um trabalho árduo, já que manter o controle sobre seus veículos em quesitos como, localização, consumo de combustível, estado mecânico e outros, era algo quase impossível. De fato, grande parte desses fatores eram registrados a partir de suposições calculadas e até algumas tentativas de adivinhações.

Assim como tantas outras tecnologias, a telemetria apareceu para ajudar de forma substancial os operadores de frotas e gerentes. Com ela, você tem todas as informações que precisa a respeito de qualquer veículo da sua frota, sempre que você quiser. Mas não se trata apenas disso. Neste artigo você encontrará alguns dos benefícios que terá ao instalar sistemas de telemetria para monitorar sua frota.

O que é telemetria, entenda.

No caso dos sistemas de telemetria de frotas, cada veículo normalmente é equipado com um rastreador ou controlador que coleta uma variedade de dados sobre o comportamento do motorista. Estes dados incluem a velocidade de condução, a aceleração máxima e os choques sentidos pelo veículo, padrões de condução, como, a quantidade de tempo gasto dirigindo e a quantidade de tempo gasto em marcha lenta.

Todos os dados são registrados na memória do dispositivo para um posterior upload para o computador, normalmente por meio de alguma interface sem fio. O dispositivo também funciona como um controlador de acesso para o veículo — os motoristas usam códigos de acesso ou cartões RFID para “logar”.

Configurações do condutor do veículo

O acesso de um motorista ao veículo também pode estar sujeito a limitações de tempo, como “somente dentro do turno pré-definido” ou “somente dentro do tempo de trabalho padrão”. Além disso, todos os logins e logouts de veículos são registrados. Em combinação com registros de padrões de condução de veículos, isso cria uma trilha de auditoria extensa. O sistema também pode executar várias funções adicionais, como monitorar o nível de combustível e óleo, carga da bateria, entre outras possibilidades. Em situações críticas, o veículo pode até mesmo ser desligado remotamente por um comando enviado por uma interface.

Entendeu o que é telemetria? Então, vamos aos benefícios dessa tecnologia.

Aumenta a eficácia operacional

Com os modernos sistemas de telemetria, você terá um maior controle de sua frota em termos de eficiência e responsabilidade. Sua empresa se beneficiará disso imensamente, pois muda totalmente as maneiras de pensar e tomar decisões pertinentes à frota. Decisões tomadas anteriormente com base em suposições terão agora o apoio de dados confiáveis e concretos.

Reduz o consumo de combustível

Um dos maiores custos para uma empresa que gerencia uma frota de veículos é o consumo de combustível. Um bom sistema de telemetria indicará exatamente quais veículos estão consumindo quantidades excessivas de gasolina, álcool ou diesel e o porquê disso. Os dados coletados ajudarão você a tomar medidas corretivas que poderão variar desde substituição do condutor a introdução de políticas de educação continuada na empresa ou estudos sobre a alteração de rotas, se for o caso.

Melhora o comportamento do motorista em seus trajetos

Antes da telemetria e do aparecimento de outros sistemas de monitoramento, acontecia o seguinte: você liberava seu veículo, às vezes com carga valiosa, para o motorista, e as únicas coisas que você poderia fazer era orar e ter esperanças de que nada aconteceria. Isso porque você não tinha como saber como ele dirige, por onde ele passará e tampouco seu comportamento nas estradas e rodovias.

Com os sistemas de telemetria instalados, o motorista já entra no veículo sabendo que está sendo monitorado com detalhes mínimos, o que naturalmente provoca uma mudança em sua forma de agir e no cuidado que ele possui com a carga, caso sua tendência seja a de ser irresponsável na condução do carro ou caminhão.

Faz com que os prêmios de seguro sejam mais baixos

As companhias de seguros geralmente concordam que uma frota monitorada por sistemas de telemetria móvel reduz significativamente as ocorrências de reclamações. Isso ocorre porque os casos de perda de carga, acidentes e atrasos reduzem drasticamente quando a frota está sob vigilância em todos os momentos. Isso aumentará a economia nos custos da sua empresa. Um estudo de viabilidade simples consegue comprovar o retorno em investimento e o prazo para que isso aconteça.

Aumenta a satisfação dos clientes

Imagine-se no lugar de um cliente que adquiriu uma mobília para sua nova casa e está ansioso para ter tudo no lugar o quanto antes. É comum que ele fique esperando impacientemente pela entrega sem ter a mínima ideia de onde está o caminhão com suas compras, muitas vezes tendo que perder o dia de trabalho para aguardar a entrega.

Quando a empresa dispõe de uma frota com um serviço de telemetria, o cliente passa a ter informações mais claras a respeito dos prazos para a entrega e sobre quando será realmente necessário que ele esteja em casa para receber a encomenda, provocando uma sensação de bom atendimento e naturalmente a aquisição de mais um cliente fiel que fará uma propaganda positiva da transportadora, o que pode até trazer lucro no decorrer do tempo.

Registra o histórico

Com a telemetria, você poderá obter e manter registros precisos e detalhados de cada veículo para fornecer um histórico real em termos de desempenho, situação mecânica, reparos, peças, consumo de combustível e todos os outros registros pertinentes. Principalmente se você gerencia uma frota grande, já consegue imaginar como fica mais fácil e rentável fazer o controle de todas essas variáveis num único lugar e com informações que chegam prontas para você, certo?

 

Compreendeu o que é telemetria e todas as vantagens que ela pode proporcionar para um negócio? Esse sistema de gerenciamento de frotas é o que você precisa para manter o controle constante de todos os seus veículos, em todos os momentos. Nesse aspecto, os últimos avanços tecnológicos ajudaram muito os gestores de transportadoras, e até mesmo as equipes de competição a melhorar seu desempenho em amplo sentido.

Gostou do conteúdo? Foi útil para você? Então deixe seu comentário e aproveite para nos seguir nas redes sociais.

 

 


Carolline Volpato

Journalist. Writer. Editor at Easy Carros.

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *