Problemas com CNHs podem se tornar um risco ao negócio de locação, antes de mais nada, alugar veículos requer confiança e um processo seguro na gestão de documentos.

Já que um bem ou ativo, como um veículo alugado exerce a necessidade de sobretudo uma pessoa devidamente habilitada para usa-lo.

Confira os problemas mais comuns e ao final uma dica para evitar os problemas com CNHs na sua locadora.

Problemas com CNHs. Qual tipo de locação corre mais risco?

Eventualmente, muito tempo é gasto no processo de averiguação de CNHs, mais especificamente na hora que o cliente RAC (rent a car) chega ao ponto de aluguel e precisa do veiculo em pouco tempo.

Isso ´é bastante comum, principalmente quando estamos falando de operações que envolvem aluguel em aeroportos e pontos turísticos. Mas os riscos e problemas com CNHs não se limitam a estas modalidades.

Ao passo que qualquer veículo alugado é um ativo crucial para o negócio de locação…

O cuidado continua também para quem faz terceirização de frota ou aluguel para motoristas de aplicativo.

O ideal é que toda e qualquer locação tenha em seu processo a averiguação junto aos órgãos atuadores de forma constante.

Seja o período de locação curto ou de longo prazo, é preciso muito cuidado para evitar problemas com CNHs.

Principais problemas com CNHs que sua Locadora deve conhecer

Seja como for, evitar problemas com CNHs gera mais segurança para sua empresa, então fique de olho nos problemas mais comuns:

  • Irregular: Bloqueada, suspensa ou cassada, em qualquer uma destas categorias a CNH do motorista será identificada como irregular.
  • Pontuação Estourada: Quando o número de infrações cometidas, excede o permitido, vale lembrar que a pontuação em si não qer dizer que a carteira está suspensa, já que de acordo com os tipos de infração os pontos são maiores ou menores.
  • Carteira Cassada: Este tipo de situação costuma ser uma das mais sérias, significa que o infrator teve seu direito de dirigir tomado, normalmente o tempo de cassação dura pelo menos 2 anos e é resultado de infração ou acidente.
  • Para adquirir novamente o direito de dirigir, o motorista deve passar pelo processo de habilitação novamente.
  • CNH Vencida: Uma das situações mais comuns, o motorista esquece o não comparece no prazo estipulado para renovar sua habilitação e passa a correr o risco de levar uma multa grave.
  • CNH com a categoria errada: Não ter a categoria correta para dirigir um veículo é multa gravíssima e pode decorrer em corresponsabilização e gera processos jurídicos contra a locadora no caso de locação. O risco aqui é o de CNHs fraudadas.

Como evitar riscos e problemas com CNHs ao alugar veículos?

É importante conhecer mas também precaver os riscos e problemas com CNHs, locadoras correm o risco de serem coresponsabilizadas em casos de acidentes, multas ou infrações, então não vale a pena correr este risco.

A gestão de documentos também é crucial para o caso de infração com NIC (não identificação de condutor).

Processo que a locadora deve evitar a qualquer custo, sob pena de pagamentos das multas.

Gestão de CNHs em risco para sua locadora

A melhor opção é contar com a automação da consulta de multas e documentos!

É imprescindível que empresas que façam a gestão de multas e documentos para suas frotas.

Dados automáticos e constantemente atualizados como:

CNHs: Pontuação da CNH, Categoria, Data de vencimento, Possíveis impedimentos, Restrições e observações relevantes.

Dados de Veículos: Modelo; Tipo; Combustível; Cor; Nome do proprietário. Infrações de trânsitos, Débitos em geral, IPVA, DPVAT e Licenciamento.

Até a próxima!


0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *