sistema-frota

O gestor que não utilizar um sistema frota se tornará obsoleto. Essas ferramentas vão revolucionar o mercado. Mas não se assuste, neste post você poderá conhecer as principais que estão disponíveis para uso.

São ferramentas que auxiliam na gestão de frotas e que podem se complementar para otimizar ainda mais seu trabalho. Quer saber quais são? Então continue na leitura.

Checklist Digital: o sistema frota que todos precisam

Sabe quando reclamam da bagunça que você fez em casa? Então, imagina se essas pessoas vissem a sua frota, ficariam como? Se a resposta não é “super felizes”, então esse tópico é para você mesmo!

Mas calma, quase toda frota possui alguma desordem. Afinal, nós sabemos que é um setor onde problemas aparecem diariamente. A questão aqui é estar preparado para corrigi-los e diminuir essas ocorrências.

O checklist digital traz várias modificações que o tornam mais simples e eficiente que a versão impressa, bem comum de ser vista nas frotas brasileiras, atualmente. De fato, é possível preenchê-lo até 3 vezes mais rápido que o de papel, algo que facilita sua eficiência em toda a empresa.

A plataforma inclui um painel, que mostra de forma simples e fácil de entender as principais informações da sua frota, como o histórico de reparos dos veículos. Por meio dele, é possível agendar as manutenções da sua frota em poucos cliques. Assim, você pode  utilizar os dados fornecidos para realizar a sua tomada de decisão com exatidão.

Esses dados são a base para o checklist entregar uma análise preditiva das manutenções — um estágio superior a já conhecida preventiva — mas apoiada em números, Big Data e Inteligência Artificial.

Além disso, a ferramenta possui outros benefícios vitais para o gestor, como:

  • visibilidade da frota em tempo real;
  • dados para tomar decisões rápidas;
  • histórico de manutenção dos veículos;
  • diminuição do tempo ocioso da frota.

Gostou dessa tecnologia? Você pode experimentar grátis por um mês agora mesmo!

Fazer Um Teste Grátis

Se quiser aumentar a eficiência da sua frota, dá só uma olhada nessa próxima ferramenta!

OBD: dados específicos do veículo

On-Board Diagnostic – ou simplesmente OBD – é um dispositivo que verifica informações do veículo e avisa o condutor ou gestor do seu estado. É implantado em carros europeus desde 1996. No Brasil, é compatível com a maioria produzida a partir de 2004.

Hoje, o OBD-II — versão atualizada do dispositivo — é utilizado para gerar dados e alimentar sistemas maiores, que podem dar uma visão mais ampla dos veículos para o gestor de frota.

É possível ter acesso a essas informações no seu smartphone! Existem aplicativos que realizam essa interação e entregam esses dados, como o Torque Lite. Essa é uma ferramenta gratuita, mas de acordo com a sua necessidade existem ferramentas próprias e mais eficazes. 

Telemetria: a localização exata da sua frota

Uma das tecnologias mais conhecidas do gestor. Boa parte da categoria já utiliza há anos. Não que seja obsoleta, apenas está no mercado a mais tempo que as demais.

Em resumo, a telemetria é um sistema que rastreia e informa a localização exata do veículo em tempo real. Entre os seus principais benefícios, estão:

  • permitir acesso à ignição e/ou porta de “baú e porta malas” remotamente;
  • ter noção da rota que os veículos fazem;
  •  localizar veículos roubados ou assaltados;
  • controle de RPM (rotações por minuto) e velocidade;
  • informações da pressão do óleo e volume de combustível no carro.

Hoje, vimos os principais conceitos em sistema frota no mercado. Gostou do artigo? Comente aí o que achou! 


Carolline Volpato

Journalist. Writer. Editor at Easy Carros.

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *