checklist-frota

Se te perguntarem quais os custos mensais com a sua frota e o tempo de trabalho que é gasto com esta gestão, dificilmente você sabe responder de bate pronto, não é mesmo? Mas o controle sob esta demanda é fundamental para escalar o seu negócio de maneira rentável, tanto financeiramente, quanto para um melhor aproveitamento de sua equipe.

Lado Financeiro

Caso você não tenha o controle sob cada veículo de sua frota, algo que inclui os reparos que devem ser realizados, data para troca de óleo e estado dos pneus, você pode se deparar com surpresas desagradáveis todos os meses, como um belo prejuízo no seu bolso.

Pequenos detalhes que as vezes podem passar despercebidos podem causar um “buraco” significativo no seu orçamento. Por exemplo, se o motorista esquecer de te avisar sobre o nível de óleo do carro, você pode perder o motor do mesmo.

Manutenção da Frota

Todos concordamos que uma boa gestão de frota está basicamente ligada a manutenção e limpeza, então evitar dores de cabeça deveria ser algo muito simples: bastaria fazer o check list de cada veículo diariamente. O grande problema é que o modelo de formulário usado hoje em dia dá muita margem para erros, tendo em vista que normalmente é preenchido pelos motoristas, na correria do dia a dia, além de demandar um tempo enorme de passagem de dados – do formulário em papel para uma planilha de excel, por exemplo.

Produtividade

Com o check list digital, o processo se torna muito mais otimizado, tanto para o funcionário quanto para os gestores. Como a atividade é simplificada, fica tudo bem mais simples para se tomar as medidas cabíveis. Com isso, sua frota volta a ter um tempo de resposta e produtividade maior.

Com um controle mais eficiente dos serviços, sua equipe pode se dedicar integralmente ao trabalho.

Não são raros os casos em que o motorista perde algumas horas, ou até mesmo o dia inteiro de trabalho graças a imprevistos com o carro, como um pneu furado devido ao seu estado precário.

A Tecnologia é uma Aliada da sua Frota

Usando a inteligência artificial e a ciência de dados é possível coletar e analisar dados extremamente específicos de cada frota e assim gerar relatórios que indicam onde e como as empresas podem melhorar.

Uma das inúmeras situações em que a tecnologia pode ajudar as empresas é em relação ao momento ideal para a troca de óleo do motor, que normalmente é feita a cada 10 mil quilômetros ou 6 meses, mas, dependendo das condições que o veículo é submetido, como o trânsito caótico, esse prazo cai radicalmente.

É por isso a importância do check list digital: a partir das informações preenchidas pelos prestadores de serviços (não mais pelos motoristas) diretamente no aplicativo, é possível saber quais os serviços devem ser feitos e qual a urgência de cada um com precisão, podendo, assim, agendar as manutenções preventivas ou preditivas.

Fazer Um Teste Grátis


Carolline Volpato

Journalist. Writer. Editor at Easy Carros.

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *