Realizar o controle de manutenção de veículos não é nada simples: requer uma atenção diária com os carros da frota para que a operação da empresa não seja prejudicada.
Muitos pessoas que atuam em uma gestão de frotas têm dúvidas de como realizar esse processo, seja quando é necessário realizar a manutenção preventiva, se acredita que vale mais a pena fazer só a corretiva ou qualquer outra questão relacionada.
Neste post, vamos esclarecer todas as essas dúvidas e te mostrar como fazer sua operação de manutenção na frota ser eficiente. Confira abaixo:
Qual o modelo ideal para o controle de manutenção de veículos?
De longe, a manutenção preditiva é a mais indicada, que informa o gestor de frota da necessidade do serviço antes que o problema possa ocorrer
Vamos explicar: a manutenção preditiva é feita por meio de análises de dados da frota. Assim, traça-se um parâmetro de quando as manutenções aconteceriam normalmente e quais informações facilitariam a sua tomada de decisões.
Na prática, é um estágio superior à manutenção preventiva e também ajuda na redução de custos, além de ser mais barata que a corretiva. E nós sabemos o quão importante para a diretoria é reduzir custos na frota, não é mesmo?
Mas e se eu ainda não tenho como fazer a manutenção preditiva?
Caso você não tenha acesso a manutenções preditivas no momento, o ideal é realizar manutenções preventivas a cada 15 dias, mas esse tempo pode variar, de acordo com os fatores abaixo:
Tipo de frota
Sua frota é operacional, de benefício ou comercial? Existem diferenças entre a manutenção de um caminhão e de um carro popular, por exemplo. As peças envolvidas no processo de fabricação são diferentes e, consequentemente, as exigências e prazos para a manutenção também se alteram.
Modelo do veículo
Mesmo que os veículos tenham uma mesma finalidade, a marca e o modelo podem influenciar no processo de manutenção. Logo, alguns possuem peças próprias que suportam ou se adaptam melhor às condições do dia a dia, enquanto outros sofrem maior desgaste.
Roteiro diário
Leve em consideração a rota que seus veículos fazem. Um carro de uma frota corporativa, que circula apenas na metrópole, tem uma necessidade menor de manutenções que um caminhão que transita por rodovias e estradas irregulares — uma vez que o terreno tende a exigir mais das peças.
Serviço de manutenção
Alguns serviços precisam ser realizados com maior recorrência que outros. Por exemplo: deve-se trocar o óleo dos veículos a cada 3 meses. Por outro lado, a lavagem deve ser feita semanalmente — ou a cada 15 dias, dependendo da frota e sua finalidade.
O que é preciso para uma operação de manutenção eficiente?
Para obter uma operação que gera resultados, é necessário alinhar e ter a sua disposição alguns outros fatores, como:
- profissionais com experiência em manutenção automotiva;
- ferramentas de qualidade para a atividade;
- organização para realização dos serviços.
Esses três pontos são importantes e garantem a efetividade da operação de manutenção. Tenha em mente que o ideal é realizar a manutenção no período ocioso da frota, para que os veículos não precisem parar de rodar e gerar lucro para a empresa.
A tecnologia também pode ser muito útil para o controle de manutenção de veículos — aprofundaremos neste assunto, no próximo tópico.
Qual o papel da tecnologia na gestão de frota?
De fato, o trabalho do gestor de frota é sobrecarregado e, muitas vezes, focado em “apagar em incêndios”. Mas calma, o papel da tecnologia é exatamente resolver esses problemas e facilitar a sua vida.
Nas manutenções, um checklist digital pode ser a solução de muitos problemas. Com ele, é possível agendar manutenções preditivas, já que a ferramenta faz a análise de dados da frota.
Como vimos aqui, o ideal é realizar manutenções preditivas. Caso você deseje implantar esse tipo de manutenção na sua frota, o uso de um checklist digital é recomendado.
Do contrário, se você não tem como utilizar essa ferramenta interativa no momento, um modelo de checklist tradicional pode também ser útil, apesar de não ter a mesma eficiência.
Se você quiser, pode usar este modelo, conhecido por ser simples e eficaz em comparação aos demais.
Gostou deste artigo? Aprendeu a fazer o controle de manutenção de veículos? Então comece a utilizar um checklist agora mesmo!
0 comentário