botao troca de oleo

Alguns cuidados são básicos e estão na rotina de quem possui um carro, novo ou usado. A manutenção do veículo deve estar sempre em ordem, por isso é importante seguir as instruções do fabricante ou de um mecânico de sua preferência. Entre os cuidados básicos que você deve ter com o seu carro, a troca de óleo é um dos itens mais importantes. Essa tarefa, que parece simples, é responsável pela lubrificação e refrigeração das peças internas do motor, permitindo o bom funcionamento do seu veículo.

Se o óleo não estiver em dia, o motor do carro pode ser prejudicado. A falha no sistema de lubrificação gera ruídos anormais, superaquecimento, problemas no momento de dar a partida, perda de potência e aumento no consumo de combustível.

Mas como saber quando é a hora certa de realizar a troca de óleo?

Muitos motoristas desconhecem o momento exato da troca, e acabam extrapolando o tempo ou a quilometragem indicada para o motor do carro. O que parece uma atitude normal e simples pode causar grandes prejuízos no veículo, desde o surgimento de borra ao travamento total do motor.

velocímetro troca de óleo

A maioria dos fabricantes sugerem a troca a cada 5.000 km para óleo lubrificante mineral, ou 10.000 km para óleo sintético. Caso o proprietário do veículo não atinja a quilometragem sugerida pelo fabricante em um período de 6 meses, é recomendado que, além da troca de óleo, seja realizada a substituição do filtro de óleo.

 

O que você deve saber:

Luz indicativa no veículo

botao trocar oleo

Muitos carros, principalmente os modelos mais novos, possuem uma luz de alerta de óleo, que avisa quando é necessário realizar a troca nos casos de nível baixo ou sujeira.

 

Luz para checagem do motor

botao motor

Atenção! Muitas pessoas dizem que a luz de checagem do motor significa baixo nível de óleo no carro. Pode indicar, mas outros problemas podem fazer com que a luz de checagem acenda, como baixo nível de água no motor, defeito na injeção entre outros problemas graves.

 

nivel oleo

Quando o nível fica baixo, significa que o óleo ficou em funcionamento no motor do carro por muito tempo, portanto a troca deve ser realizada assim que possível.

 

cor oleo

Quando o óleo é utilizado por muito tempo, ele sofre uma alteração na cor, provocada por sujeira acumulada. O óleo sujo provoca um desgaste maior do motor, diminuindo o prazo de vida do mesmo.

A coloração do produto novo costuma ser clara, um tom de mel. Se o óleo apresentar cor escura, é sinal de que a troca precisa ser feita.

Qual óleo lubrificante utilizar?

O primeiro cuidado que devemos tomar quando falamos em troca de óleo é na hora de escolher o tipo, que pode mudar de veículo para veículo.

Óleo Mineral

Normalmente, em veículos com tempo de uso a partir de 3 anos é aconselhável a utilização do óleo lubrificante mineral. Esse tipo de motor já está com as peças um tanto gastas. Segundo especialistas, um óleo mais grosso é o mais indicado.

Óleo Sintético

O óleo lubrificante sintético é um produto fabricado com tecnologia para veículos mais modernos. Uma das principais características desse óleo lubrificante é a maior limpeza do motor. A desvantagem é o preço, que costuma ser mais caro. Para utilizar esse tipo de óleo é bom checar o CustoxBenefício.

Para evitar erros, verifique o manual do automóvel. Siga as recomendações do fabricante e escolha o óleo que fará com que as peças do motor tenham melhor funcionamento.

Está precisando de uma troca de óleo? Procure a EasyCarros, tire suas dúvidas e conte com o melhor serviço do mercado.

Categorias: Dicas

Carolline Volpato

Journalist. Writer. Editor at Easy Carros.

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *