A partir de 2021, CRLV não será mais encaminhado aos proprietários em papel

O CRLV Digital é novo formato do documento de carro no Brasil. Desde do dia 30 de junho de 2020, o CRLV deixou de ser impresso e todos os Detrans do país passaram a disponibilizar o documento pela internet.

Agora, o motorista que realiza o licenciamento 2020 do seu veículo pode baixar o CRLV Digital. O documento de porte obrigatório fica disponível para download e impressão através do portal do Detran do estado em que o veículo está registrado, pelo aplicativo “CDT – Carteira Digital de Trânsito” ou pelo site do Denatran.

Como acessar a CRLV digital?

Para utilizar o documento virtual, é necessário instalar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito, disponível para as plataformas Android e iOS. Feito isso, o passo seguinte é fazer o cadastro na plataforma do governo federal, processo que dura poucos minutos.

Depois o condutor deve cadastrar o CRLV no aplicativo, e para isso são necessárias informações presentes no Certificado de Registro do Veículo (CRV), popularmente conhecido como DUT – usado na transferência do veículo. Com o cadastro pronto, o documento (que é de porte obrigatório) fica disponível no smartphone para acesso a qualquer momento.

Como usar a CRLV digital?

O motorista pode optar por usar o CRLV Digital de duas maneiras: pelo celular ou impressa. As duas versões contam com o QR Code, que oferece maior segurança ao condutor e praticidade à fiscalização.

Vale lembrar que a versão eletrônica do CRLV dispensa o porte obrigatório do documento físico em papel. O CRLV Digital impresso só é necessário caso o motorista viaje com o veículo para outro país.


Quer ganhar tempo facilitando todas as rotinas da sua frota? Conheça agora o nosso Hub de soluções, e tenha acesso gratuito a tecnologia completa para:

  • Venda de seminovos
  • Manutenção e serviços estéticos
  • Compra de veículos
  • Gestão de multas e documentações

Obrigado pela leitura!

Categorias: Dicas

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *