Você, gestor de locadora, quantas vezes você já teve problemas com sua frota de veículos sofrer algum tipo de dano, seja por falta de cuidados, ou até mesmo de conhecimento dos seus condutores?

É muito importante manter as manutenções dos veículos sempre em dia, mas alguns problemas mais simples podem ser evitados, simplesmente respeitando os sinais que o veículo fornece.

As luzes do painel têm o objetivo de criar uma comunicação entre o carro e o motorista, alertando sobre o estado do carro e sinalizando caso exista algum problema que pode afetar a segurança e a estabilidade do veículo. Para te ajudar a ter maior eficiência com a sua frota, e orientar melhor seus condutores, listamos e explicamos o significado das principais luzes do painel do carro abaixo. Confira!

Significado das principais luzes do painel do carro

Pressão de óleo do motor

Este ícone indica a pressão de óleo do motor e caso esteja acesa demonstra que há pouco óleo ou algum problema na lubrificação do motor. Se esta luz ficar ligada após a ignição, a dica é dirigir-se ao mecânico mais próximo.

Bateria

Quando esta luz fica acesa constantemente é sinal de falha no sistema de bateria, como perda de tensão.

Freio

Ao olhar as luzes do painel do carro e perceber esse ícone aceso é sinal de que o freio está acionado ou que há um vazamento de fluido.

Pisca alerta

O pisca alerta tem a função de avisar outros condutores sobre problemas no seu carro. Por isso, deve ser ativado apenas quando houver algum problema, pois permanecer aceso inadequadamente pode confundir os outros e provocar acidentes.

Air Bag

A luz de advertência do airbag indica quando há algum problema com os airbags frontais do carro.

Alta temperatura

A temperatura do líquido de arrefecimento indica se o motor do carro está superaquecendo. Por isso, se ela luz acender pode ser sinal de falta de água e falha nos sistemas de ventilação.

– Essas são as principais sinalizações que o veículo poderá enviar, mas como agir nessas situações?

Problemas no sistema de arrefecimento, pane elétrica, sistema de transmissão e deficiência da lubrificação do motor são os relatos mais comuns de situações que podem fazer seu veículo parar.

Assim como acontece nas vias, a sinalização por luzes como a verde, amarela e vermelha também aparece no painel de instrumentos do veículo.

Quando uma luz indicadora na cor amarela surgir, atenção, seu veículo ainda pode ser conduzido, mas é necessário que tão logo seja levado para verificar a ocorrência de problemas. Algum sensor ou mesmo atuador está com problemas e precisa ser examinado


Quando surgir a indicação vermelha, assim como nos semáforos, pare. É indicação de um problema grave, e continuar a rodar pode gerar problemas ainda maiores e até mesmo, colocar a segurança do condutor em risco, então, nem pense duas vezes, pare.

Você está dirigindo tranquilamente e acende a luz vermelha do sistema de arrefecimento. Pare o veículo o quanto antes. O motor está trabalhando acima da sua temperatura de funcionamento e seu indicador com certeza mostra um valor acima do normal.

Problemas como nível do líquido de arrefecimento muito baixo, presença de água comum no sistema, aditivo fora do padrão estabelecido, válvula termostática sem atuação ou sistema do eletro ventilador são ocorrências bem comuns.

Obrigado pela leitura!


0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *