Existem diversos detalhes que tornam a gestão de uma frota de veículos desafiadora. Uma das principais é o controle de combustível, cuja ineficácia pode se traduzir em desperdícios e prejuízos de toda ordem para a sua empresa.
Afinal de contas, um veículo que consome mais combustível do que o necessário reduz o lucro da empresa, e as respectivas causas para isso podem danificar diversas peças de sua frota com mais rapidez. Isso faz aumentarem consideravelmente os gastos com manutenção dos veículos.
Por isso, neste post, vamos analisar 6 dicas para melhorar o controle de combustível da sua frota. São alternativas fáceis de aplicar em sua rotina e que visam utilizar o insumo com mais consciência e tornar as suas atividades mais eficientes e econômicas. Acompanhe!
1. Capacite os colaboradores
Os cuidados com o controle de combustível começam com os seus próprios colaboradores. E isso só ocorre quando você passa o devido treinamento e ajuda a desenvolver uma consciência coletiva a respeito da importância em reduzir os desperdícios e em agir com mais prudência. Isso pode ser feito por meio de:
- palestras;
- cursos de qualificação;
- workshops;
- treinamentos (presenciais ou online);
- avaliações contínuas para testar o conhecimento dos seus motoristas.
Assim, você consegue trabalhar gradativamente a relevância em trabalhar o controle de combustível e também explora as melhores práticas no trânsito, como o uso correto das marchas e a atenção às frenagens bruscas e acelerações em excesso, entre outras situações.
2. Promova manutenções preventivas da frota
Um veículo em más condições de conservação tende a consumir mais combustível do que o habitual. Em geral, porque algumas peças danificadas podem exigir mais do carro em movimento, que vai queimar mais insumo para gerar a performance desejada.
Com uma rotina de manutenção preventiva implementada, esse risco é minimizado, sem falar nos benefícios disso, uma vez que a prevenção sai muito mais em conta do que a manutenção corretiva, por exemplo — aquela efetuada apenas quando ocorre algum problema.
Agora, quando existe um cronograma predefinido para colocar toda a mecânica dos veículos nas condições ideais de funcionamento, a história é outra. Isso porque a sua equipe já sabe quais peças ajustar ou substituir após determinado tempo de uso. Consequentemente, isso também ajuda no controle de combustível da sua frota. Basta manter atenção a algumas informações, como:
- a quilometragem de cada veículo;
- um controle efetivo das datas em que foram realizadas as revisões e do que foi feito;
- detalhes de cada manutenção preventiva, permitindo uma tomada de decisão mais eficiente.
Com isso, sua frota vai ser mais imune a defeitos e imprevistos que vão muito além do consumo exagerado de combustível.
3. Planeje melhor as rotas de sua frota
A lógica é simples: quanto mais quilômetros rodados, mais combustível é consumido. Como não é possível mudar essa matemática, a solução para um efetivo controle de combustível é por meio da análise das rotas por que a sua frota transita.
Ao encontrar percursos menos complexos, com menos engarrafamentos ou sinais de trânsito, e que ajudem a reduzir o trajeto, os gastos são menores. Vale a pena, portanto, trabalhar de maneira mais estratégica para que a sua frota percorra distâncias menores, com mais economia e produtividade.
Atenção, apenas, ao fato de que muitas rotas menores podem ser mais perigosas — com alta incidência de roubos, por exemplo. Aí, a alternativa se mostra ineficaz e perigosa para a sua equipe. É fundamental avaliar o cenário de todas as perspectivas possíveis.
4. Faça o controle da quilometragem rodada
Com um bom alinhamento de tecnologia e monitoramento, você consegue compor um controle efetivo a respeito do quanto cada veículo está rodando.
Assim, é fácil identificar quais deles estão consumindo mais combustível do que o previsto e entender quais motivos estão levando a esse tipo de situação. O rápido diagnóstico se traduz em medidas eficazes para reverter esse tipo de problema.
5. Tome mais cuidado com os pneus
Quando falamos em controle de combustível, devemos atentar também a alguns fatores que, indiretamente, podem contribuir para um consumo elevado. E um deles diz respeito às condições dos pneus de sua frota.
Vale observar que um pneu que não esteja dentro de suas condições ideias — como o nível de pressão adequado — aumenta a resistência contra o asfalto, o que força o motor a trabalhar com mais rigor. Uma coisa aparentemente simples, mas que pode ter um enorme peso na economia de combustível em determinado período.
Para isso, convém reforçar a importância em calibrar os pneus sempre que possível. E isso pode ser orientado com maestria no contexto da primeira dica que trouxemos neste artigo: por meio de treinamentos e da conscientização dos seus colaboradores.
6. Utilize um bom sistema de gestão da sua frota
Quando apontamos a importância do controle de quilometragem rodada, destacamos que a tecnologia pode ser de grande auxílio para a sua empresa. Para tanto, é válido compreender o que um sistema de gestão pode fazer para gerar mais economia e produtividade à rotina.
Isso porque essas soluções tecnológicas ajudam a compilar e a apresentar informações com base nas atividades de sua frota. É o caso da quilometragem rodada, dos trajetos mais seguros e até mesmo a respeito do desgaste de peças e das considerações feitas após cada revisão.
Para a tomada de decisão, um sistema de gestão é fundamental para que você possa realizar o gerenciamento de sua frota com eficiência, inclusive no que diz respeito ao controle de combustível, de maneira direta ou indireta.
São, dessa maneira, alternativas que conduzem a sua empresa a um elevado nível de qualidade. Afinal de contas, todas as dicas aqui apresentadas ajudam não apenas no controle de combustível da sua frota, mas em aumentar a vida útil de peças e também em qualificar cada vez mais a sua equipe.
Quer saber, então, como um bom sistema de gestão pode fazer toda a diferença no planejamento e execução de sua rotina com mais qualidade? Basta entrar em contato conosco! Assim poderemos alinhar uma solução personalizada e que tenha tudo a ver com o cumprimento de metas e objetivos de sua empresa!
0 comentário