recucao-de-custos

A redução de custos nas empresas é responsabilidade de todos os funcionários. Cada um tem autoria por uma parcela de gastos na companhia, seja por motivos fúteis até quantias estratosféricas! Mas claro, tudo isso é alinhado e faz parte do dia a dia.

Quem sofre mesmo com isso são os donos, membros do financeiro e principalmente gestores de compras – responsáveis por adquirir as melhores ferramentas para empresa e pelo menor preço possível.

Hoje, você vai conhecer 4 dicas para diminuir os custos da sua empresa, que englobam desde a áreas comuns até a frota de veículos. Confira:

  1. A redução de custos nas empresas deve começar pela frota

Que a frota está sempre entre os três maiores gastos da companhia não é novidade para ninguém que tem contato com ela, mas essa informação as vezes não é passada para todos. Por isso, é preciso dar uma atenção especial a ela para que ‘’surpresas desagradáveis’’ não ocorram.

A primeira medida para otimizá-la é ter um checklist de veículos. Em resumo, trata-se de uma ferramenta simples, que ajuda no gerenciamento da frota de forma eficiente. Basta entregar aos motoristas e educá-los para utilizá-la. Dessa forma, você passa a ter o controle de avarias, combustível, quilometragem etc.  

Em seguida, faça o responsável pelo setor – que costuma ser o gestor de frotas – aderir às manutenções preventivas, que são revisões pré-programadas. Esse tipo de manutenção gera menos gastos, a longo prazo, que as corretivas – que são aquelas realizadas quando o carro quebrou de vez ou apresenta falhas que comprometem o seu funcionamento.

Agora, se você tem uma frota grande, a manutenção preditiva é mais indicada para sua gestão de frotas. Essa prática é baseada em análises de dados para informar com exatidão quando é o melhor momento para os reparos acontecerem.

Para utilizar esse processo, é necessário um checklist digital, ferramenta que utiliza Big Data e Inteligência Artificial para entregar essas informações. Você pode experimentá-la por um mês grátis agora mesmo.

Fazer Um Teste Grátis

  • Economize energia elétrica

Acha que a conta de luz na empresa está muito alta? Então esse tópico é para você! Sem dúvidas, a eletricidade é vital para qualquer negócio funcionar, mas não por isso é preciso ter gastos absurdos com ela.

Evite deixar lâmpadas de corredores e salas vazias acessas. Essa medida também vale para aparelhos eletrônicos no momento em que ninguém está usando.

Dica: abrir as janelas e deixar a luz solar entrar é uma boa medida para poupar gastos com energia.

Está gostando das dicas? Então dá só uma olhada na próxima!

  1. Unifique seus fornecedores para diminuir gastos

Em suma, fornecedores diferentes oferecem preços diferentes. Portanto, esse fator representa um grande impacto no seu orçamento.

É necessário ter alguns pontos em mente para definir se os seus fornecedores atuais estão de acordo com os seus objetivos, como se eles:

  •         entregam dentro do prazo ideal;
  •         possuem um preço competitivo;
  •         se tem um bom custo-benefício.

E então, analisou cada um desses fatores? Se eles não estão perfeitamente alinhados à sua empresa, então é hora de ponderar se não vale a pena trocá-los ou pesquisar por novas opções.

Aqui na Easy Carros, por exemplo, ajudamos empresas que atuam em todo o Brasil a realizar essa unificação de seus serviços automotivos. Com isso, além de reduzir custos, facilitamos o processo de pagamento. Pois no fim do dia, o cliente pagará uma única conta.

  1. Pare de usar copos descartáveis

Água e café é algo que toda empresa deve disponibilizar para o funcionário, mas os copinhos são os grandes vilões dessa história. Em média, cada funcionário utiliza de 2 a 5 unidades por dia, o que gera um gasto maior por pessoa.

Para economizar, o ideal é investir em copos personalizados e reutilizáveis da sua empresa. Essa prática pode resultar em um gasto extra no momento da implementação, mas o custo é compensado nos meses seguintes.

Além disso, é uma ótima maneira de promover a sua marca além da empresa, já que muitos funcionários não o utilizam somente no espaço de trabalho.

Hoje você conheceu 4 dicas para redução de custos nas empresas. O que achou? Se gostou, compartilhe esse conteúdo com o responsável pela frota no seu negócio!

 


Carolline Volpato

Journalist. Writer. Editor at Easy Carros.

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *