modelo-de-checklist

É muito comum o gestor de frotas enfrentar dúvidas e resistência de seus liderados — e até superiores — quando o assunto é o modelo de check list para veículos que planeja implementar na empresa.

De fato, alterar a rotina dos colaboradores é um processo que exige cuidado e, acima de tudo, muita habilidade do gestor.

Para te ajudar, neste artigo separamos 4 respostas para os questionamentos mais comuns em relação a essa ferramenta. Ao final do artigo, ainda disponibilizamos um modelo gratuito de checklist para começar a usar agora mesmo na gestão dos veículos da sua empresa.

Quer ter respostas na ponta da língua para cada questão dos seus liderados e aumentar a eficiência na sua frota? Então, siga com a leitura!

1. Qual é o objetivo do modelo de check list que será implementado?

Se os seus liderados não entendem o motivo para a implementação de um check list no controle da frota, fatalmente, eles não terão a motivação necessária para adotar a ferramenta. Portanto, deixe claro todos os benefícios — para eles e para a empresa — que a ferramenta pode trazer.

Assim, a resposta para essa questão envolve fatores que despertem no colaborador o desejo de preencher o documento. Lembre-se: as pessoas costumam agir com maior motivação quando enxergam vantagens — ou redução nos problemas atuais.

Alguns argumentos que costumam trazer esse resultado são aqueles relacionados ao fato da ferramenta reduzir o risco de acidentes e, caso seja viável, oferecer uma forma de bonificação pela redução de custos (com acidentes e manutenções) que o check list entrega.

2. Terei mais trabalho com a ferramenta?

Sair da rotina é uma situação que pode assustar muitas pessoas. E isso é agravado quando a novidade agrega novas tarefas.

No entanto, cabe ao gestor mostrar que, no primeiro momento, o check list pode trazer a sensação de mais trabalho para o responsável pela inspeção dos veículos. Mas, a médio prazo, ele trará muita praticidade no preenchimento das informações. Isso porque ele cria novas rotinas e padroniza as tarefas. Logo, o colaborador não terá mais a necessidade de decorar todos os itens que precisam ser verificados em cada veículo.

Agora você já sabe: quando essa dúvida surgir, mostre aos seus liderados que a ferramenta cria uma rotina mais confortável para cada um deles.

No checklist em papel que separamos para download ao final deste artigo, cada item foi planejado para seguir um fluxo otimizado. Ou seja, ele segue uma sequência de verificações que facilita o trabalho do responsável pela inspeção. Por isso, ele é indicado para a sua frota.

3. Quais as vantagens desse modelo de check list para a minha função?

Já falamos bastante sobre as vantagens que o check list oferece aos colaboradores. No entanto, caso eles não estejam convencidos, segue uma lista de benefícios que podem fortalecer o seu argumento:

  • apresenta uma escrita simples e direta, que facilita a compreensão dos itens que devem ser verificados;
  • foca nos itens relevantes para a otimização do trabalho e redução de riscos e problemas na frota;
  • facilita o fluxo de verificação de cada componente;
  • é um modelo testado e aprovado por muitas empresas que trabalham com frotas que possuem centenas de veículos;
  • é uma garantia para o colaborador de que o trabalho foi executado.

4. Qual é o próximo passo após o preenchimento do check list?

Sem dúvidas, o preenchimento do checklist facilita o trabalho do responsável pela inspeção. Contudo, ele sozinho não é o suficiente quando o objetivo é ter uma visão mais ampla da frota. Imagine o trabalho para verificar cada um dos papéis, quando necessário.

Portanto, o processo natural após a implementação do checklist em papel é a utilização de planilhas em Excel — não muito eficientes — ou a adoção de um check list digital.

Assim, a nossa dica é implementar o checklist em papel na sua empresa para testar os benefícios da ferramenta. Mas sempre avaliar os resultados e ponderar a substituição por uma ferramenta tecnológica, no futuro.

Seja claro com seus liderados da frota e mostre que o objetivo da empresa é evoluir e trazer praticidades que reflitam no trabalho de todos. Agindo assim, você terá profissionais mais comprometidos e motivados para exercer uma função tão importante na redução de custos e geração de lucros para a empresa.

Gostou deste artigo? Então baixe gratuitamente o modelo de check list em papel para frotas que separamos para você!


Carolline Volpato

Journalist. Writer. Editor at Easy Carros.

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *