controle_de_frota_de_veículos_lean_startup

Se você não conhece Eric Ries, saiba que ele é o “pai” do conceito Lean Startup — que apresentou em seu livro “A Startup Enxuta”, de 2011. Não podemos afirmar, de fato, que o autor possui experiência no gerenciamento de motoristas e automóveis corporativos, mas é certo que suas ideias podem ser aplicadas no controle de frota de veículos.

Exatamente por isso, neste artigo mostraremos como as técnicas utilizadas pelas maiores startups do mundo podem ser adaptadas à gestão de frotas.

Quer ter uma metodologia atual e eficaz para gerir os veículos e se destacar no mercado? Então siga com a leitura!

Entenda a filosofia da startup enxuta

Embora o modelo tradicional de gestão de empresas tenha alcançado sucesso no último século, ele não resolve os problemas das startups.

Assim, Eric Ries desenvolveu a metodologia Lean Startup que se adapta ao caos que é o mercado desse tipo de negócio — algo bem familiar para o gestor de frotas. Veja, a seguir, como as startups aplicam essa filosofia em seus processos:

  • constroem um MVP (produto mínimo viável) que comprove o interesse dos clientes;
  • usam o ciclo construir-medir-aprender para validar hipóteses;
  • buscam soluções para criar um negócio escalável.

Agora que você já entende a essência da “Lean Startup”, continue conosco para entender outros conceitos mais aprofundados e como eles podem ser adaptados à gestão de frotas.

Utilize o “Sistema Toyota de Produção”

O TPS, ou Sistema Toyota de Produção, é uma técnica utilizada para minimizar estoque e aumentar a eficiência da produção nas fábricas. Para tanto, ela utiliza métodos científicos e fluxos de trabalhos simples e diretos.

Trazendo esse conceito para o gerenciamento de frota, uma forma de otimizar a manutenção dos veículos é baseá-la em análise de dados que permite realizar revisões de forma preditiva — que é ainda melhor que a manutenção preventiva — e manter o processo de gestão mais eficaz e enxuto.

Otimize processos em controle de frota de veículos com Scrum

O Scrum é outra metodologia abordada no livro de Eric Ries. Nela, os processos são divididos em ciclos que devem ser executados em um período de tempo pré-determinado — e com reuniões envolvendo todo o time para verificar os resultados. A grande vantagem do Scrum é que cada etapa é feita de forma sequencial, o que aumenta as chances de o projeto ser entregue dentro do prazo e com grande qualidade na execução.

Implementar essa estratégia em sua frota é uma maneira de otimizar todos os processos (logística, manutenções, compras, desmobilização etc.). Portanto, comece a criar os ciclos de execução para as suas tarefas agora mesmo.

Mude os planos, quando necessário

Eric Ries ensina a técnica do pivot, ou seja, a pivotagem, que representa uma mudança nos rumos da startup quando o plano atual não traz os resultados esperados.

Na gestão de frotas, uma forma de aplicar essa técnica é avaliar todas as demandas e, quando necessário, alterar os rumos. Se você utiliza uma política de frotas que não reduz a quantidade de multas que os motoristas recebem, por exemplo, você poderia “pivotar” a política e propor que cada um desses profissionais se tornem responsáveis pelo pagamento das despesas ou buscar soluções com fornecedores especialistas nessa área. Essa mudança refletiria em um comportamento mais diligente no trânsito e, consequentemente, menos contratempos para a sua frota.

Como vimos, embora o livro “A Startup Enxuta” traga soluções para empreendedores que querem consolidar a sua startup e crescer o negócio, ele também pode ser adaptado e aproveitado por gestores que buscam por um melhor controle de frota de veículos. Logo, torna-se uma leitura muito interessante para você.

E então, gostou deste artigo? Então siga-nos no LinkedIn para acompanhar outros conteúdos que podem trazer ótimos insights para a gestão da sua frota!


Carolline Volpato

Journalist. Writer. Editor at Easy Carros.

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *