politica_de_frotas

Ter uma Política de Frotas forte e eficiente é um dos pontos iniciais que toda frota necessita para ter sucesso e ser o mais rentável possível. Porém, como cada empresa possui o seu próprio conjunto de diretrizes ou sequer as tem de uma maneira estruturada, nem sempre essas regras são efetivas ou causam as melhorias desejadas.

Estamos hoje com essas dicas abaixo, para que você melhore sua política interna e possa otimizar ainda mais sua frota, confira:

Mantenha sua política de um modo explícito e colaborativo 

A política é feita para todos, desde você até os motoristas, então o ideal é manter a linguagem dela da maneira mais simples possível. A ideia é que a empresa como um todo possa compreendê-la e se adequar, sem que gere dúvidas ocasionais.

Além disso, deixe que todos na empresa participem das atualizações da política. Opiniões diferentes de áreas diversas fazem com que as diretrizes sejam mais fortes e se estendam a todas as pontas da empresa com eficiência.

Siga a política em todos os momentos

Dentro da política de frotas, sua posição de gestor lhe dá uma responsabilidade a mais: é necessário que você sempre siga esse conjunto de diretrizes à risca. Por estar em uma posição de destaque, você deve dar o exemplo para os seus companheiros de trabalho.

Caso você não se comprometa, sua política acabará se desvalorizando com o tempo. Portanto, é sempre importante ter isso em mente.

Pare com o Excel; Utilize ferramentas otimizadas

Todos sabemos que dentro de uma frota o gestor necessita fazer o controle da quilometragem dos veículos, entre outras funções. A velha tabela no Excel costuma ser o meio utilizado para se tentar manter um controle, mas é muito pouco efetiva, já que não é uma ferramenta interativa.

Para resolver isso, recomendamos a utilização do check list digital, que lhe fornece relatórios otimizados e deixa sua gestão algo bem mais simples e efetivo.

Essa ferramenta permite que você se programe melhor e possa gerir sua empresa da melhor maneira possível. Por exemplo, caso a política de frotas da sua empresa diga que deve haver uma desmobilização após os veículos terem 10 mil quilômetros rodados, então o check list digital poderá prevenir esses momentos e te preparar com maior antecipação para tomar a melhor decisão.

Se interessou pelo check list digital? Então faça um teste grátis

Fazer Um Teste Grátis


Carolline Volpato

Journalist. Writer. Editor at Easy Carros.

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *