Em janeiro de 2018, a Zazcar recebeu aporte para desenvolver a sua operação e ganhou destaque na imprensa nacional. Mas você sabe o que a startup faz e por que ela tem um enorme potencial para impactar a mobilidade como um todo?
Para te ajudar a compreender esse assunto, neste artigo falaremos sobre carsharing — carros compartilhados — e a comodidade que ele pode trazer para seus usuários. Além disso, aprofundaremos sobre os projetos da Zazcar e como a startup realiza um de seus serviços estratégicos: a lavagem dos carros.
Quer saber por que a Zazcar ganhou tamanha repercussão nos últimos dias? Então siga com a leitura!
Afinal, o que é carsharing?
Imagine não ter mais que se preocupar com um veículo próprio e todas as demandas que ele gera: IPVA, seguros, preço do combustível etc. Ao contrário disso, você simplesmente reserva um carro pelo seu celular e já pode sair dirigindo.
Ao final, basta devolvê-lo em boas condições para que o próximo usuário possa ter a mesma experiência. Pois bem, isso é carsharing — ou carros compartilhados — um conceito que veio para revolucionar a mobilidade nas cidades!
Zazcar
Seguindo a lógica do carsharing, a Zazcar — pioneira em compartilhamentos de carros na América Latina — permite que o usuário reserve o veículo pelo aplicativo e faça a retirada em um dos mais de 100 estacionamentos conveniados.
Em seguida, o usuário pode dirigir à vontade pela cidade (ou até mesmo em viagens) e devolver o carro no mesmo local ao final do período contratado — com flexibilidade para estender o uso, de acordo com o plano escolhido.
Agora que você compreendeu o conceito de carsharing e os serviços da Zazcar, vamos falar sobre um aspecto que desperta a curiosidade de muitas pessoas: a limpeza dos veículos compartilhados — veja tudo no próximo tópico.
Como é feita a limpeza dos carros compartilhados?
Como falamos anteriormente, essa é uma questão que intriga muitos usuários dos serviços de carsharing:
- quando você pega um carro e depois devolve, quem realiza a limpeza?
- como ele fica em perfeitas condições para o próximo condutor?
A resposta para essas perguntas envolve um conceito tão inovador quanto o compartilhamento de veículos: por meio de um painel automatizado, as lavagens ocorrem em períodos programados.
Claro que cada carro tem uma disponibilidade diferente — alguns podem estar no estacionamento, enquanto outros estão alugados ou em viagem.
Portanto, o horário ocioso para a lavagem pode ser diferente para cada carro. Somado a isso, existe o problema com o deslocamento de veículos até os lava-rápidos que comprometeria a operação da Zazcar.
Para tornar todo o processo mais ágil, as limpezas são programadas e profissionais em serviços automotivos vão até os estacionamentos conveniados para realizar a limpeza nos horários de menor demanda. E o mais prático: a lavagem é feita a seco — com apenas 300ml de água! Isso permite que o serviço seja feito em qualquer local: estacionamentos, garagens e outros lugares fechados.
Assim, o painel identifica os carros com a limpeza pendente que estão disponíveis no estacionamento e direciona esses profissionais para o local. Esse tipo de solução é a mesma que muitas concessionárias, frotas corporativas e até órgãos governamentais utilizam para manter os veículos limpos sem comprometer a sua disponibilidade.
Quer ter uma solução semelhante a essa da Zazcar na lavagem da sua frota? Então
Agora que você já sabe como os carros estão sempre limpos para cada nova locação, vamos voltar ao assunto do momento: o investimento recebido pela Zazcar. Siga com a leitura para relembrar ou compreender o caso.
Como a Zazcar recebeu o investimento?
Por apresentar um grande crescimento desde o início da sua operação, em 2009, e por trazer soluções reais para a mobilidade urbana — cada carro compartilhado pode tirar entre 7 e 11 veículos das ruas —, a Zazcar despertou o interesse do FIP Inseed FIMA (Fundo de Inovação em Meio Ambiente, que foi criado em 2012 pelo BNDES e é gerido pela Inseed Investimentos).
Assim, a Zazcar recebeu um aporte de R$ 7,5 milhões em janeiro de 2018. Como contrapartida, a startup de mobilidade ofereceu participação minoritária para o grupo de investimento, que se tornou sócio do projeto — proporcionando um crescimento ainda maior do modelo de carsharing no Brasil.
Qual será o direcionamento do aporte?
O valor será investido no aumento da frota da Zazcar, que passará de 130 veículos atuais para cerca de 400 em apenas um ano. Além disso, a startup vai direcionar recursos para ampliar as estratégias de marketing e na contratação de novos membros para a equipe.
O Sócio-fundador e presidente-executivo da Zazcar, Felipe Barroso, afirma que o cenário brasileiro para a mobilidade e tecnologia é um dos que apresentam crescimento mais expressivo em todo o mundo. E, de fato, essa visão reflete as expectativas que todo o ecossistema de locomoção aguarda para os próximos anos.
Como vimos, o carsharing — carros compartilhados — é uma solução que vêm despertando o interesse de diversos investidores e pessoas influentes no segmento. O motivo é a forma que ele melhora a mobilidade nas cidades, permitindo que os usuários se desloquem do ponto A ao ponto B com muito menos preocupações e despesas.
Gostou deste artigo? Entendeu o que é carsharing — ou carros compartilhados — e como os veículos são lavados? Então agende uma consultoria grátis agora mesmo para conhecer soluções para a limpeza da sua frota!
0 comentário