zazcar_carsharing_veiculos_compartilhados

Em janeiro de 2018, a Zazcar recebeu aporte para desenvolver a sua operação e ganhou destaque na imprensa nacional. Mas você sabe o que a startup faz e por que ela tem um enorme potencial para impactar a mobilidade como um todo?

Para te ajudar a compreender esse assunto, neste artigo falaremos sobre carsharing — carros compartilhados — e a comodidade que ele pode trazer para seus usuários. Além disso, aprofundaremos sobre os projetos da Zazcar e como a startup realiza um de seus serviços estratégicos: a lavagem dos carros.

Quer saber por que a Zazcar ganhou tamanha repercussão nos últimos dias? Então siga com a leitura!

Afinal, o que é carsharing?

Imagine não ter mais que se preocupar com um veículo próprio e todas as demandas que ele gera: IPVA, seguros, preço do combustível etc. Ao contrário disso, você simplesmente reserva um carro pelo seu celular e já pode sair dirigindo.

Ao final, basta devolvê-lo em boas condições para que o próximo usuário possa ter a mesma experiência. Pois bem, isso é carsharing — ou carros compartilhados — um conceito que veio para revolucionar a mobilidade nas cidades!

Zazcar

Seguindo a lógica do carsharing, a Zazcar — pioneira em compartilhamentos de carros na América Latina — permite que o usuário reserve o veículo pelo aplicativo e faça a retirada em um dos mais de 100 estacionamentos conveniados.

Em seguida, o usuário pode dirigir à vontade pela cidade (ou até mesmo em viagens) e devolver o carro no mesmo local ao final do período contratado — com flexibilidade para estender o uso, de acordo com o plano escolhido.

Agora que você compreendeu o conceito de carsharing e os serviços da Zazcar, vamos falar sobre um aspecto que desperta a curiosidade de muitas pessoas: a limpeza dos veículos compartilhados — veja tudo no próximo tópico.

Como é feita a limpeza dos carros compartilhados?

Como falamos anteriormente, essa é uma questão que intriga muitos usuários dos serviços de carsharing:

  • quando você pega um carro e depois devolve, quem realiza a limpeza?
  • como ele fica em perfeitas condições para o próximo condutor?

A resposta para essas perguntas envolve um conceito tão inovador quanto o compartilhamento de veículos: por meio de um painel automatizado, as lavagens ocorrem em períodos programados.

Claro que cada carro tem uma disponibilidade diferente — alguns podem estar no estacionamento, enquanto outros estão alugados ou em viagem.

Portanto, o horário ocioso para a lavagem pode ser diferente para cada carro. Somado a isso, existe o problema com o deslocamento de veículos até os lava-rápidos que comprometeria a operação da Zazcar.

Para tornar todo o processo mais ágil, as limpezas são programadas e profissionais em serviços automotivos vão até os estacionamentos conveniados para realizar a limpeza nos horários de menor demanda. E o mais prático: a lavagem é feita a seco — com apenas 300ml de água! Isso permite que o serviço seja feito em qualquer local: estacionamentos, garagens e outros lugares fechados.

Assim, o painel identifica os carros com a limpeza pendente que estão disponíveis no estacionamento e direciona esses profissionais para o local. Esse tipo de solução é a mesma que muitas concessionárias, frotas corporativas e até órgãos governamentais utilizam para manter os veículos limpos sem comprometer a sua disponibilidade.

Quer ter uma solução semelhante a essa da Zazcar na lavagem da sua frota? Então

Fale Com Um Consultor

Agora que você já sabe como os carros estão sempre limpos para cada nova locação, vamos voltar ao assunto do momento: o investimento recebido pela Zazcar. Siga com a leitura para relembrar ou compreender o caso.

Como a Zazcar recebeu o investimento?

Por apresentar um grande crescimento desde o início da sua operação, em 2009, e por trazer soluções reais para a mobilidade urbana — cada carro compartilhado pode tirar entre 7 e 11 veículos das ruas —, a Zazcar despertou o interesse do FIP Inseed FIMA (Fundo de Inovação em Meio Ambiente, que foi criado em 2012 pelo BNDES e é gerido pela Inseed Investimentos).

Assim, a Zazcar recebeu um aporte de R$ 7,5 milhões em janeiro de 2018. Como contrapartida, a startup de mobilidade ofereceu participação minoritária para o grupo de investimento, que se tornou sócio do projeto — proporcionando um crescimento ainda maior do modelo de carsharing no Brasil.

Qual será o direcionamento do aporte?

O valor será investido no aumento da frota da Zazcar, que passará de 130 veículos atuais para cerca de 400 em apenas um ano. Além disso, a startup vai direcionar recursos para ampliar as estratégias de marketing e na contratação de novos membros para a equipe.

O Sócio-fundador e presidente-executivo da Zazcar, Felipe Barroso, afirma que o cenário brasileiro para a mobilidade e tecnologia é um dos que apresentam crescimento mais expressivo em todo o mundo. E, de fato, essa visão reflete as expectativas que todo o ecossistema de locomoção aguarda para os próximos anos.

Como vimos, o carsharing — carros compartilhados — é uma solução que vêm despertando o interesse de diversos investidores e pessoas influentes no segmento. O motivo é a forma que ele melhora a mobilidade nas cidades, permitindo que os usuários se desloquem do ponto A ao ponto B com muito menos preocupações e despesas.

Gostou deste artigo? Entendeu o que é carsharing — ou carros compartilhados — e como os veículos são lavados? Então agende uma consultoria grátis agora mesmo para conhecer soluções para a limpeza da sua frota!

Fale Com Um Consultor


Carolline Volpato

Journalist. Writer. Editor at Easy Carros.

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *