tecnologia do futuro

Se você parar para reparar o mundo à sua volta, verá que muitas das tecnologias que fazem parte do seu cotidiano até bem pouco tempo atrás nem existiam.

E as inovações não param de acontecer: seja através dos computadores cada vez mais potentes, celulares cada vez mais rápidos ou aplicativos que trazem praticidade para o seu dia a dia.

E o que podemos esperar para a tecnologia do futuro? Nesse post falaremos sobre 5 inovações que prometem estar presentes em nossas vidas nos próximos anos.

Leia esse artigo e prepare-se para o futuro!

  1. IOT (Internet das Coisas)

A Internet das Coisas (Internet of Things) busca conectar dispositivos eletrônicos que usamos no nosso cotidiano à internet.

Como nós somos apaixonados por carros, vamos focar nas promessas que a tecnologia do futuro oferece que podem revolucionar a maneira que você dirige:

  • Pre Vision Cloud Assist (Nuvem): a tecnologia coleta dados de percursos anteriores. Dessa forma, quando você passar novamente pelo mesmo trajeto o seu carro já saberá a velocidade segura para fazer as curvas sem precisar usar os freios.
  • Vehicle-to-Vehicle: carros que “conversam” entre si! A ideia que parece retirada de um filme de ficção vai conectar milhões de carros. A proposta é que os carros troquem informações de localização e trânsito para oferecer mais segurança para os motoristas ao prevenir acidentes como, por exemplo, em pontos cegos de cruzamentos.
  • Realidade aumentada no para-brisa: acessar informações sobre o seu carro, previsão do tempo, o percurso desejado ou até mesmo navegar pela internet será muito mais prático e seguro — ela acontecerá no seu para-brisa! A tecnologia permitirá tudo isso sem você precisar olhar para o console ou seu celular.
  1. Entregas por drones

Num futuro bem próximo, você poderá fazer compras pela internet e receber os produtos em casa “voando”. E não estamos falando só de tempo: os produtos chegaram literalmente até você por via aérea, através dos drones.

A primeira grande empresa a anunciar a proposta de frete não tripulado pelos céus foi a Amazon, com seu programa Amazon Prime Air.

O projeto ainda esbarra em algumas limitações como a baixa autonomia de voo dos drones, a capacidade de carga limitada e as legislações de tráfego aéreo. Mas a empresa vem tentando contornar esses entraves e já fez a sua primeira entrega em dezembro de 2016: o envio ocorreu na Inglaterra transportando uma Amazon Fire TV e um saquinho de pipoca. O voo teve duração de 13 minutos.

Outras empresas menores também vêm investindo na entrega por drones. A promessa é que, muito em breve, essa praticidade esteja ao alcance de todos!

  1. Impressora 3D

No presente já não é difícil encontrar impressoras 3D a venda em lojas, inclusive algumas a preços populares. Mas o que a tecnologia do futuro reserva são vários aprimoramentos e novidades.

Algumas impressoras já estão avançadas a ponto de imprimir casas ou até mesmo órgãos humanos para transplante. A tendência é que muitas inovações aconteçam e as impressoras 3D criem objetos cada vez mais complexos.

  1. Carros autônomos

Imagine um mundo onde os carros andam sozinhos pelas ruas sem precisar de motoristas. Então saiba que esse mundo está cada vez mais próximo!

Grandes empresas como o Google, Uber e a Tesla têm investido centenas de milhões de dólares no desenvolvimento dessa tecnologia.

A Uber já testou 16 veículos na Califórnia (Estados Unidos). Os carros autônomos do Google já percorreram milhões de quilômetros. E a Tesla anunciou recentemente que todos os seus carros sairão de fábrica com sistema 100% autônomo.

A perspectiva é que no futuro você poderá entrar em seu carro, dizer o seu destino e deixar que o carro o leve até ele. Enquanto isso, você relaxa assistindo um bom filme, acessando seu smartphone ou simplesmente apreciando a paisagem.

Ah, mas os carros autônomos ainda precisarão de uma limpeza bem feita!

  1. Inteligência Artificial

Essa talvez seja tecnologia que vai mudar de maneira mais drástica o mundo em alguns anos. Isso porque a ciência da computação já consegue desenvolver dispositivos capazes de raciocinar, tomar decisões e resolver problemas.

Nos Estados Unidos, um escritório de advocacia utiliza um robô para resolver os casos mais simples do direito. E alguns hotéis da rede Hilton utilizam robôs como concierge.

Todas essas tecnologias já estão em fase bem avançada de desenvolvimento e começarão a fazer parte do nosso cotidiano muito em breve. Esteja preparado para as mudanças!

Gostou desse artigo sobre a tecnologia do Futuro? Então leia nosso artigo sobre 5 aplicativos de carros que vão mudar sua vida!


Carolline Volpato

Journalist. Writer. Editor at Easy Carros.

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *