Nós todos amamos um motor limpo, certo?
O problema com os carros modernos é que os seus motores têm um grande número de componentes eletrônicos, sensores, disjuntores e conectores. E nenhum desses componentes se dá muito bem com a água. Seu contato com jatos de água ou vapor pode resultar em falhas no motor e, na pior das hipóteses, danos graves e caros.
É por isso que alguns lava jatos colocam placas não se responsabilizando por danos causados pela contratação de serviço de lavagem do motor, deixando o risco a cargo do proprietário.
Mesmo com esses avisos, muitos acabam deixando a lavagem do motor nas mão de lojas sem especialização ou resolvem fazê-la em casa, sem tomar os devidos cuidados. O que não é recomendado.
A tarefa pode não ser das mais trabalhosas, mas exige um cuidado que muitas vezes não é tomado e se feita de forma errada, pode vir a causar danos a componentes eletrônicos, ao sistema elétrico do motor, às borrachas e aos cabos de conexão. Além de afetar a performance do carro, esses danos também prejudicam a segurança e o balanço da direção.
Já deu pra entender que não é pra usar água, certo? Veja como dar uma manutenção simples em casa e o porquê são necessários profissionais especializados para fazer uma limpeza técnica do motor técnica do motor sem riscos.
É possível fazer de casa uma simples lavagem do motor
Muitas vezes não é possível levar o carro a uma assistência especializada. Há sim formas de dar manutenção ao motor em casa sem comprometê-lo, mas o resultado nunca será o mesmo que uma limpeza técnica de motor poderá oferecer.
O primeiro passo é deixar o carro desligado por algumas horas para que o motor esfrie completamente. Com um pano úmido será possível retirar sujeiras superficiais, passe-o pela superfície e bordas das peças. Posteriormente, com um pano seco, tire qualquer excesso de água que tenha restado e aproveite para limpar aquelas sujeiras mais simples de tirar.
Jamais utilize mangueiras de água ou jatos de vapor, a longo prazo será pior;
Mas como fazer a limpeza técnica do motor corretamente?
Uma das formas mais recomendadas e seguras é a lavagem a seco, sem o uso de água.
Aplicam-se produtos químicos não abrasivos e antioxidantes que auxiliarão a retirada de manchas e sujeira.
É importante instruir o motorista de que a realização desse procedimento em casa com intuito de economizar não é recomendado, pois os danos causados ao motor podem acabar saindo mais caros que a economia feita com a limpeza técnica do motor.
Esse tipo de limpeza exige uma atenção muito grande a cada detalhe e é por isso que há a necessidade de mão de obra especializada para realizá-la.
Por exemplo, jatos intensos no radiador podem causar danos ao sistema de resfriamento; a água, caso seja utilizada, não pode ter contato com cabos de vela ou bobinas de ignição, pois diminuirá a vida útil das peças; produtos de limpeza impróprios podem causar ressecamento de borrachas e mangueiras, e potencializar a oxidação das peças de metal.
Na dúvida e interessado em limpar o motor de seu carro, sempre entregue nas mãos de profissionais especializados.
0 comentário