Acesso à internet via Wi-Fi, aplicativos com funcionalidades que vão desde monitorar a saúde ou o bem estar do usuário até realizar compras ou assistir a filmes online. Não, não estamos falando dos smartphones. A revolução que atingiu a telefonia nas últimas décadas chega agora aos carros, com modelos cada vez mais inteligentes e conectados.

Desde o entretenimento a bordo até a condução de veículos autônomos, empresas de tecnologia estão cada vez mais envolvidas em projetos de mobilidade e mostram que o caminho do automóvel é se tornar muito mais que um simples meio de transporte.

É fácil associar carro conectado a Wi-Fi a bordo, solução que já existe há pelo menos uma década na Europa, e que chegou, no Brasil, até ao popular Chevrolet Onix. Mas conectar o carro à rede é um conceito que vai muito além da internet sem fio.

Os próximos passos dessa conexão serão fundamentais para revolucionar a mobilidade.

O que vem por aí?

A conectividade vai permitir a comunicação entre carros, e a do automóvel com o entorno, para aprimorar o bem estar a bordo e, principalmente, a segurança tanto no trânsito quanto a bordo.

“Com a evolução da conectividade, o melhor momento não será aquele em que se tira o carro da concessionária, pois ele passará por atualizações constantes, em diversos aspectos, via rede”, explica o mentor de tecnologia e inovação para sistemas autônomos da SAE Brasil, Jonathan Marxen. Na prática, o automóvel passará a ser capaz de executar muitas das funções que hoje já estão disponíveis em um smartphone.

“Por meio da conectividade, o carro poderá avisar diretamente à concessionária da rodovia sobre a ocorrência de um acidente”, explica Marxen. Já há tecnologias, como as usadas por Volvo e BMW e até por veículos mais populares da Ford que têm conexão direta com concessionárias ou serviços de socorro após acidente.

Porém, nesses casos, o usuário do veículo é obrigado a acionar o socorro. Com a evolução da conectividade embarcada, ele não precisará tomar nenhuma atitude. O carro já identificará a ocorrência de acidente por meio de padrões, que podem ser, por exemplo, a explosão do Airbag. Com isso, enviará o alerta.

Antivírus para o carro? Consultorias preveem mercado bilionário de segurança digital automotiva.

Uma pesquisa divulgada em julho pela consultoria canadense SDMR revela que as empresas já estão de olho na segurança das informações que serão compartilhadas por carros conectados à internet.

Segundo o relatório, serviços de ciber segurança impulsionarão um mercado de US$ 3 bilhões até 2025, com soluções para evitar ataques de hackers e criminosos interessados em roubar os dados dos motoristas.

Para os próximos anos, empresas estarão atentas a desenvolver protocolos de segurança para o sistema de comunicação C-V2X (Cellular Vehicle-to-Everything), desenvolvido pela empresa americana Qualcomm. Utilizando principalmente a rede 5G, essa plataforma permitirá que os veículos troquem informações entre si. 

Além do sistema C-V2X, as centrais multimídias passarão a oferecer cada vez mais serviços ao vivo, inclusive plataformas de pagamento. Assim, é necessário construir um ambiente digital em que as informações não fiquem expostas — e, sim, isso inclui utilizar antivírus e firewalls.

Obrigado pela leitura!


0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *