logo-azul

O que você vai aprender nesse case?

  • como ajudamos a aumentar o controle de avarias
  • como influenciamos no aumento do NPS (satisfação do cliente com o produto)
  • como auxiliamos no crescimento da disponibilidade da frota

Sobre a Zazcar

A Zazcar pode ser definida como “um serviço de aluguel de carros por hora feito para você ter vida, não carro”. Com ela, você encontra, aluga e destranca um carro pelo smartphone e paga apenas pelo tempo e distância percorrida com o veículo. Todo o restante é pago pela empresa: combustível, seguro, manutenção, impostos, etc.

A companhia disponibiliza aos clientes carros espalhados por toda a cidade de São Paulo, que podem ser utilizados em qualquer dia ou horário da semana. Eles ficam em locais estratégicos e particulares, como hotéis e condomínios que oferecem livre acesso a seus estacionamentos para o público em geral.

São mais de 100 pontos distribuídos pela cidade para facilitar a locação do cliente. No entanto, essa capilaridade traz desafios operacionais, como:

  • o acompanhamento próximo do estado da frota (se as lavagens estão em dia, identificação de objetos perdidos dos clientes);
  • a manutenção dos veículos de um jeito simples e eficaz.

Vendo essa realidade, fica difícil identificar problemas, avarias e realizar serviços de uma única vez — como a lavagem nos veículos. Para melhorar essa situação, a Zazcar teve contribuição da Easy Carros.

“Acho que o principal ponto positivo de se trabalhar com a Easy Carros é o fato de ter mais alguém olhando minha frota. O relatório que recebemos informa o estado do veículo durante os serviços realizados, o que aumenta consideravelmente a frequência das checagens que fazemos”, disse Guilherme Mosaner, COO da Zazcar.

Maior controle de avarias

O atendimento in loco da Easy Carros apresentou diferenciais importantes: após a execução das tarefas, os Easy Carristas¹ fornecem informações do estado dos veículos para o checklist digital, ferramenta que avalia, analisa e depois informa o contratante desses dados por meio do seu painel.  

Exemplo do painel do checklist digital utilizado pela Zazcar;

Exemplo do painel do checklist digital utilizado pela Zazcar;

Isso representa uma evolução em relação ao modelo de lavagem anterior, em que os prestadores de serviço não reportavam de forma organizada os problemas para a Zazcar.

Lavagem a seco completa

A lavagem a seco completa foi o primeiro serviço contratado pela Zazcar e deu início às melhorias influenciadas pela Easy Carros em sua operação. Por meio dela, a startup de veículos compartilhados tem os seus veículos lavados nos momentos de menor demanda.

Cabe relembrar que os carros da Zazcar ficam em estacionamentos parceiros. Nesse sentido, realizar o deslocamento de cada um deles para lava-rápidos tomaria muito tempo e custos de locomoção — o que vai contra a proposta de mobilidade da Zazcar.

Assim, a Zazcar encontrou na Easy Carros uma ajuda para realizar serviços in loco. Ou seja, a Easy Carros vai até esses estacionamentos e realiza a lavagem a seco completa (interna e externa) no local em que os veículos estão.

Como consequência, a Zazcar percebeu uma maior satisfação dos seus clientes e conseguiu ter seus carros sempre limpos. Mais que isso, dois indicadores importantes tiveram uma grande melhora: aumento do NPS² e da disponibilidade da frota — acompanhe no próximo tópico.

Aumento do NPS e da disponibilidade da frota

zazcar_carsharing_veiculos_compartilhados
Com a inteligência de serviço da Easy Carros, não só fica mais fácil identificar os problemas da frota, como também há um aumento na disponibilidade dos veículos para locação. Isso ocorre porque:

  • as lavagens são feitas em horários estratégicos e de menor demanda;
  • os veículos estão sempre em um estado ideal para uso do cliente.

Essas medidas diminuem o tempo ocioso da frota. Dessa forma, a Zazcar consegue ter veículos disponíveis para uso 24h por dia — o que remete em um potencial aumento de lucros.  

Fora isso, desde que a Easy Carros passou a realizar suas atividades, houve um aumento do NPS (Net Promoter Score) no quesito limpeza, que é basicamente as notas que os clientes da Zazcar dão em relação ao serviço. Para qualquer companhia isso é muito importante, pois indica o grau de satisfação do seu público com o produto.

Deseja que sua empresa tenha os mesmos resultados? Então agende um bate-papo com um de nossos consultores!

Glossário: Entenda alguns termos importantes dentro deste case

1 – EasyCarristas – São os profissionais que compõe a base da Easy Carros. Selecionados através de um rígido controle de qualidade, todos possuem um certificado e qualificações em serviços automotivos. Eles também auxiliam em tarefas operacionais.   

2 –  NPS ou Net Promoter Score – Basicamente, são as notas que os clientes atribuem ao serviço de uma empresa. Para qualquer companhia isso é muito importante, pois indica o grau de satisfação do seu público com o produto.  

3- Lavagem a seco completa – Também conhecida como lavagem ecológica, é um processo de lavagem do veículo que utiliza apenas 300ml de água por ativo. Além de poder ser realizado em qualquer espaço sem restrições, não desperdiça água durante sua execução.


Carolline Volpato

Journalist. Writer. Editor at Easy Carros.

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *