enceramento

Não são todos no setor de frotas que veem os benefícios de encerrar seus veículos, por associá-lo a geração de gastos desnecessários para a empresa, porém, é um processo mais que necessário. Vamos mostrar um pouco do por que o enceramento deveria ser realizado em qualquer automóvel.

Porque devo encerar?                        

A cera cria uma camada protetora sobre o veículo, que contribui para manter o verniz e a dar aquele brilho.

O enceramento permite que o motorista deixe seu automóvel no sol sem se preocupar que a pintura seja danificada, se resseque ou comece a ficar opaca. O ideal para veículos de frota, que ficam expostos muito tempo a céu aberto, é que o processo seja refeito a cada 30 dias.

Além disso, o serviço faz o automóvel se manter limpo por mais tempo, já que impede as impurezas de ter contato direto com a lataria.

Qual o momento certo para encerar?

No caso de frotas, que costumam passar boa parte do tempo expostas a luz do sol, o ideal é fazer a aplicação entre 30 e 45 dias.

Lembrando que esse período pode variar de acordo com as condições climáticas que o veículo se submete diariamente.

Tipos de Cera

A cera não possui um tipo único. Ao todo, são quatro e influenciam diretamente no estado final do carro, são elas:

1- Cera em pasta: Utilizada para remover riscos mais profundos, devido ao maior número de solventes na sua fórmula. Sua aplicação deve ser feita com algodões ou esponjas próprias e em movimentos circulares. Evite também utilizar o produto no carro sob a luz do sol e aplicá-lo novamente dentro de um período de 6 meses.

2 – Cera líquida: Possui menos solventes que sua versão em pasta e permite ser aplicada com maior frequência na pintura. Remove riscos menores e mais superficiais, além de ajudar na reposição do verniz. Pode ser utilizada a cada 30 dias.

3 – Cera em spray: Considerada a mais prática e rápida na aplicação entre os demais tipos. Contribui para repor a camada de proteção da pintura, mas não remove riscos ou impurezas, como as citadas acima. Deve ser utilizada em automóveis previamente encerados ou polidos, caso contrário seu efeito não será satisfatório.

4 – Cera de lava rápido: é um aditivo misturado a sabão que dá um brilho temporário ao veículo. Não possui as funções dos demais, em relação a remoção de riscos e impurezas. Também necessita que o automóvel esteja previamente encerado para obter resultados. É contraindicada sua aplicação sob a luz do dia, já que pode danificar a pintura.


Carolline Volpato

Journalist. Writer. Editor at Easy Carros.

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *