segurança na internet

Navegar na internet já faz parte do nosso dia a dia. Passamos muito tempo conectados às redes sociais, aplicativos úteis, fazendo compras e acessando o banco online.

Se não tomarmos os devidos cuidados, toda essa troca de informações pode ser rastreada ou roubada por cibercriminosos.

Nesse post, daremos 5 dicas úteis sobre segurança na internet e falaremos sobre alguns comportamentos perigosos que você deve evitar.

Acompanhe nosso post e fique mais protegido!

Evite usar Wi-Fi público

wifii aberto

Hoje em dia as redes abertas são muito comuns, podendo ser encontradas em shoppings, cafeterias, faculdades e diversos outros locais públicos.

A grande ameaça da conexão aberta é que, apesar de possuir um Firewall que bloqueia ataques externos, ela não impede a comunicação entre dispositivos internos da rede.

Para o roteador, todos os aparelhos conectados são amigos, e isso facilita que pessoas mal intencionadas descubram o seu IP e explorem pastas do seu dispositivo. Em casos mais graves, o invasor pode até ter acesso a suas contas e senhas.

Se o uso do Wi-Fi público é extremamente necessário, a dica é evitar o acesso a sites que exigem login e senha, bem como serviços bancários e transações online.

Escolha uma senha que traga mais segurança na internet

senha fácil

Senhas são importantes porque elas funcionam como a chave do seu cadeado. Da mesma forma que você busca segredos seguros para proteger sua casa, a sua senha online também deve ter combinações quase impossíveis de serem descobertas.

Veja algumas dicas para não errar na escolha:

  • Não use nomes e datas comuns: usar o nome do seu filho, animal de estimação, data de aniversário ou casamento para senhas pode ser muito óbvio e facilmente descoberto por pessoas próximas a você ou até mesmo um colega de trabalho mal intencionado.
  • Evite números sequenciais ou repetidos: esse tipo de senha é pouco resistente a invasores.
  • Crie senhas longas: use oito ou mais caracteres. Lembre-se que quanto maior a senha, mais segura ela será.
  • Forme sequência de letras e números: sequências aleatórias de letras e números tendem a trazer mais segurança. Procure criar combinações que tenham algum significado para você, assim será mais fácil decorar a ordem. Para tornar a senha forte no sistema de proteção, adicione também algum caractere especial e a mescla de letras maiúsculas e minúsculas.
  • Não reutilize senhas: mesmo que você tenha criado uma senha forte e difícil de ser descoberta, esse risco não deve ser descartado. E caso venha acontecer, o prejuízo pode ser enorme ao se alastrar para outros canais. A dica aqui é criar senhas diferentes para cada conta necessária.
  • Mude suas senhas periodicamente: de tempos em tempos, é recomendado alterar suas senhas. Principalmente quando você fizer o acesso através de redes públicas ou dispositivos desconhecidos.
  • Nunca forneça informações de login e senha: essa dica é válida até para amigos e familiares. Tenha em mente que sua senha é pessoal e, com exceção para casos de extrema necessidade, não deve ser compartilhada com ninguém.

Nunca clique em links suspeitos

links suspeitos

Duvide de links recebidos por e-mail ou aplicativos. Essa é uma das táticas mais utilizadas por hackers para instalar vírus ou roubar senhas.

Muitas vezes esses links oferecem vantagens e são compartilhados sem o conhecimento do usuário. Por isso desconfie até mesmo daqueles vindos de amigos ou familiares.

Seja discreto quanto à sua localização

localização

Viagens e longos passeios trazem entusiasmo e vontade de compartilhar com os amigos.

Mas lembre-se que essas informações podem ser acessadas também por pessoas desconhecidas.

Antes de sair postando a sua localização, pondere os riscos que essa exposição pode te trazer.

Configure sua privacidade nas redes sociais

privacidade

Tudo que postamos nas redes sociais se torna público. E isso exige um grande cuidado.

Acesse as configurações de suas redes sociais como Twitter, LinkedIn, Instagram e Facebook e mantenha os ajustes para exibir suas atualizações apenas para amigos e pessoas confiáveis.

Tome esses cuidados e evite que seus dados pessoais caiam em mãos erradas.

Gostou desse post sobre segurança na internet? Então leia nosso artigo sobre 5 promessas fantásticas para a tecnologia do futuro e antecipe-se para as novidades!


Carolline Volpato

Journalist. Writer. Editor at Easy Carros.

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *