Antes de mais nada, a vender Seminovos é uma rotina importante para locadoras de veículos, também chamada de etapa de desmobilização da frota, requer uma gestão eficiente.

Por isso fazer bem o processo de renovação do principal ativo da locadora exige atenção e alguns cuidados.

Confira 5 dicas para vender Seminovos de forma eficiente!

Principais problemas ao vender Seminovos através de meios tradicionais

Eventualmente, muito tempo é gasto nesse processo, mais especificamente na negociação dos seminovos. Negociar com comprador por comprador pode demandar muita dedicação.

Isso ´é bastante comum, principalmente quando se recorre à lojistas locais que ficam com o carro em regime de consignação e para aqueles que gerenciam anúncios em plataformas diversas mirando o mercado do local de atuação da empresa.

  • Menor Capilaridade: por estar limitado ao mercado pequeno de poucas cidades, a procura pelos seminovos não é tão alta; (ex: Revendas e Lojistas)
  • Tempo de venda: muitas vezes os carros ficam muito tempo no pátio devido a baixa procura do mercado; (ex: Venda com veículo consignado)
  • Burocracia: vendas de veículos envolvem grande burocracia, o que dificulta o processo de venda; (Ex: Venda para cliente pessoa física, carro por carro, consulta à bancos, cartórios etc).
  • Tempo usado para a negociação: os compradores exigem atenção, por isso a pessoa encarregada pelos seminovos acaba precisando usar a maior parte do seu tempo negociando os veículos, o que acaba impedindo-o de realizar outras tarefas. (Muitas plataformas de anúncios para gerenciar ao mesmo tempo etc).

A partir de quantos veículos devo parar de usar meios tradicionais?

O ideal é que você não espere por um momento certo para mudar a forma de vender veículos, um carro parado para venda ou que demora muito a ser vendido gera prejuízos e isso independe do tamanho da sua frota.

Por exemplo, se você tiver 10 veículos sob gestão é bem provável que você venda e compre no mínimo 2 veículos ao ano (supondo que você cresce a uma taxa de 20%) e que troque toda a frota em um ´período de no máximo 4 anos!

E a máxima da locação é que para se ter uma boa competitividade, vender o seminovo na hora certa é crucial!

Dica 1: Vistoria é necessária

Antes de tudo, para vender seminovos com segurança é crucial fazer a vistoria do veículo.

O que é a vistoria?

Processo feito por empresa especializadas na emissão de laudos cautelares que vão fazer um resumo da situação estrutural, estética e documental do veículo à ser vendido.

Este processo garante que você não tenha problemas e o veículo seja liberado para revenda ou repasse, de acordo com o estado do mesmo. É ainda uma garantia de que o comprador entende a real situação do bem que você está vendendo.

Dica 2: Não se limite à sua região

Ao passo que você identificou o momento certo de vender o veículo, já tendo por fim realizado a manutenção e a preparação de venda, é hora de anunciar!

O tempo de vender seminovos é de dias, jamais passando de 10 dias ao todo, coloque isso como uma meta!

Em outras palavras, capilaridade, opte por soluções que veiculam o seu veículo em mais de um estado por exemplo de forma automatizada, de preferência cadastrando em apenas 1 lugar.

Dica 3: Venda em Lotes

Seja como for, vender seminovos não deve ser uma ação isolada quando falamos de locadoras, é importante fazer a venda planejada dos veículos. Seja para um novo contrato ou geração de caixa, a opção de vender em lotes geralmente ´é mais vantajosa.

Ganhe em escala, com os parceiros certos, todo o processo de vistoria, anúncio, transporte e documentação se torna mais simplificado e vantajoso quando você cria lotes de veículos.

Dessa forma as negociações podem ser feitas visando o todo e não carro por carro, fica mais fácil e ágil garantir a venda e um bom negócio para locadoras e revendedoras.

Dica 4: Terceirize a regulamentação e transferência

Logo depois de chegar ao valor desejado, não desprenda recursos adicionais ao transferir e regularizar os veículos, alguns casos o processo pode ser lento e demorado.

Portanto vale a pena entregar esta parte para uma equipe especializada fazer, dessa forma você garante o recurso financeiro sem dores de cabeça e com mais previsibilidade.

Dica 5: Foque naquilo que importa

Mesmo que seja uma parte crucial do ponto de vista da lucratividade do negócio, especialmente para pequenas e médias locadoras que não tem como core business a venda de veículos, este é um processo importante no que diz respeito à geração de caixa e renovação do produto oferecido.

É importante ganhar tempo aqui, especialmente se você não dispõe do crédito total para a aquisição de novos veículos e parte da compra depende destas vendas.

Por isso vale a pena ter o parceiro certo para essa operação acontecer!

Venda de seminovos no Easy Hub

Pensando em auxiliar em todos os processos necessários para o dia a dia da sua frota, a Easy Carros criou o Easy Hub.

Uma plataforma que integra diversos serviços, desde o crédito para a compra do veículo, até a venda. Saiba mais aqui.

Dentro do Easy Hub conseguimos realizar a venda do seu seminovo em multicanais.

Buscando que as pequenas e médias locadoras tenham a mesma facilidade de venda de seminovos que as grandes!

Portanto, o objetivo é que as pequenas e médias ganhem mercado e otimizem seu tempo, vendendo seus seminovos online.

Como vender seus seminovos no Easy Hub?

O processo de vendas de seminovos pelo Easy Hub consiste em três etapas:

  1. Cadastro de seminovos: coloque as informações dos seus seminovos e sugira um preço mínimo de venda;
  2. Cuidamos de todo o processo da operação: realizamos a vistoria dos veículos e alinhamos o valor de venda com nossos multicanais;
  3. A negociação é por nossa parte: analisamos as propostas até que chegue ao valor alinhado e você recebe 100% do valor!

Desta forma sua empresa pode investir melhor o seu tempo em outros processos e vender seus seminovos com maior eficiência.

Toda parte de operações e negociação fica por conta da Easy Carros!

Por que vender seus seminovos no Easy Hub?

  • Gerar caixa: ganhe visibilidade para vender seus ativos para gerar caixa com mais agilidade e reduzir o estoque de veículos parados;
  • Tenha menos dor de cabeça: anuncie seus seminovos e cuidamos de toda a negociação;
  • Ganhe capilaridade na venda de seminovos: venda seus veículos mais rapidamente. Com a maior exposição dos seus ativos são mais pessoas atingidas em um número maior de cidades e estados;
  • Menos burocracia, mais eficiência: elimine a burocracia e a papelada das vendas tradicionais com um processo totalmente online.
  • Pague somente a taxa quando vendermos o seu carro, é isso mesmo, você inclui seus veículos sem pagar nada. Sem riscos para você.

Quer mudar agora sua maneira de vender seminovos? Cadastre-se agora no Easy Hub e comece a vender seus seminovos já!


0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *