Locadoras de veículos precisam estar atentas ao surgimento de novos hábitos de consumo e desejos dos clientes, sejam Vans, Motos, Veículos elétricos, compartilhados, pequenos ou pesados é importante ter o foco no presente sem perder de vista as possibilidades e tendências do futuro! Pensando nisso, A Easy Talks abordou a temática com especialistas.

Participantes

  • Diogo Lisita, Fundador da Origem, primeira projetista e fabricante brasileira de motocicletas elétricas para uso profissional.
  • Paula Caldas Head de Aquisição de Soluções Veiculares na UBER e Relacionamento com pequenos e médios fornecedores de veículos.

Destaques

Como destaque sobre a mudança de perfil de consumo e novos hábitos dos consumidores, foram destacadas os fatores que cercam a escolha de uma empresa por parte do cliente, como a preocupação com o meio ambiente e a tendência da economia do uso frente à propriedade, como o carro por assinatura.

Outro destaque relacionado ao consumo, teve relação com a adoção do e-commerce por boa parcela dos brasileiros depois de 2020, o que trouxe ao mercado de locação uma demanda nova, a de entregas de compras realizadas online, no conceito conhecido como last-mile trips.

Outro assunto destacado foi o da inclusão de novos meios de transporte na frota das locadoras, como carros elétricos, vans, bicicletas e principalmente motos, o meio de transporte que mais cresceu no ano de 2021 e entrou de vez para o mercado de locação, com recorde de emplacamentos.

Pontos discutidos

  • Sobre a pergunta: Qual hábito de consumo pode mudar radicalmente o futuro do mercado de locação de veículos?

Para os convidados, não ter o bem, repensar a necessidade real do ativo (como o carro) são hábitos que vem alterando o consumo, a economia compartilhada sendo uma solução. Além disso, o empoderamento do consumidor, em poder escolher a fonte energética que mais lhe convém e a percepção por parte do cliente do TCO (Total Cost of Ownership) para tomada de decisão.

  • Sobre a pergunta: O futuro da mobilidade passa pelas locadoras, mas como? Qual será o papel das locadoras?

Para os convidados, as legislações precisam ajudar o mercado a incluir mais as locadoras nas demandas de mobilidade, a exemplo das empresas de ônibus. Por outro lado, já se percebe a entrada das locadoras em demandas que até então eram de transportadoras, atendendo grandes empresas de varejo por exemplo.

Outro ponto levantado pelos convidados foi o know how das locadoras na gestão de veículos, bem como a inteligência que pode ser gerada para através dessa gestão ativa de frotas, vista como uma agente facilitador e viabilizador das demandas de mercado.

  • Sobre novos modelos de negócio para locadoras, foram levantados pelos convidados tendências como: marketplace de veículos, seja como vendas de veículos ou seja como sublocação de veículos para motoristas de aplicativo. Também foi incluído no debate a possibilidade do financiamento de veículos elétricos através da economia gerada, trazendo para a discussão novos modelos financeiros que podem viabilizar o seu uso.

E muito mais!

A Easy Talks na íntegra está disponível em nosso canal do Youtube, para acessá-la clique no video abaixo:

Que outros assuntos você gostaria de ver na Easy Talks?

Até a próxima!


0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *