Com a queda na venda de carros 0 km em virtude da recessão advinda da pandemia, frota brasileira atingirá média de uma década de idade em 2020.

Conheça mais sobre as estatísticas da frota brasileira

Desde os anos 60, o Sindipeças, Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores, realiza estudos relacionados a vida útil de automóveis e a idade média da frota brasileira. 

A média de idade da frota nacional, hoje, é de 9 anos e 10 meses. Esse número subiu muitos nos últimos 6 anos. Em 2012, ano recorde em vendas de veículos novos, por exemplo, a idade média era de 8 anos e 6 meses. 

Se olharmos essas médias apenas para caminhões a idade é ainda maior. São 11 anos e 7 meses da frota nacional. O estudo mostra que pelo menos 45%, dos mais de 2 milhões de caminhões circulantes, possuem entre 11 e 20 anos e 13% mais de 20 anos.

A análise para carros do Brasil, número próximo a 37,9 milhões, apenas 18% é considerado seminovo (menos que três anos).

Essa idade média pode trazer a tona algumas questões:

  • Há, desde 2014, uma queda na  venda de veículos novos, impactando diretamente no número. É esperado para 2020 uma retração de 40% na venda de novos e a expectativa para esse ano é que a idade ultrapasse 10 anos. 
  • Veículos mais velhos possuem tecnologias mais ultrapassadas. Segundo Paulo Cardamone, presidente da Bright Consulting, “veículos com mais de cinco anos podem emitir até 2,5 mais CO2 que os atuais”. Nesse sentido, poluem mais, além de precisarem de mais constância de manutenção que os mais atuais.

Somos a sexta maior frota do mundo!

Isso mesmo, a soma dos automóveis brasileiros (o número não considera motocicletas) hoje é cerca de 45,9 milhões, número que coloca o Brasil na sexta maior frota do mundo. Estamos atrás dos seguintes países, do primeiro para o quinto lugar: Estados Unidos, China, Japão, Rússia e Alemanha.

Com esses números, altos em relação a idade e em número de veículos, o diretor do Sindipeças, Elias Mufarej, explica que o país se torna um grande atrativo para o mercado chamado after marketing, responsável pela reposição de peças. A frota demanda muitas peças para reposição, velas e baterias, por exemplo, demandando mão de obra para uma produção local.

A pesquisa aponta um aspecto interessante, a expansão de veículos pelas regiões do brasil. Há cinco anos, os estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, somente esses 5 estados, possuíam 72,8% dos veículos em circulação do país. Hoje esse número, ainda alto, é de 64,3% (sendo que São Paulo sozinho fica com 30% da frota).

A redução mencionada acima está atrelada ao aumento da densidade demográfica das regiões Centro-Oeste e Norte que, por consequência, demanda mais veículos. Outro fator a ser levado em conta é um processo de desmotorização que vem ocorrendo, nos últimos anos, em grandes capitais.

Com todos esses pontos, você, dono de uma frota de veículos, conhece a idade média dos seus automóveis? Tem noção do quanto gasta com a manutenção de seus veículos? Tem interesse em comprar ou vender sua frota? Ou ainda, você consegue gerir bem as multas e documentos dos seus carros? Para todas essas perguntas, a Easy Carros tem as melhores soluções.

Obrigado pela leitura! 

Referência Correio Braziliense.


Carolline Volpato

Journalist. Writer. Editor at Easy Carros.

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *