motivar a equipe

Então você contratou alguns colaboradores que julga serem ideais para assumir como motoristas em sua empresa. Agora você precisa encontrar formas de motivar a equipe e ter certeza de que eles abraçarão a causa do seu negócio.

Embora, é claro, dinheiro e benefícios sejam importantes, saiba que nem sempre eles estão no topo da lista de fatores motivadores. Em vez disso, alguns dos aspectos mais importantes tendem a ser o entusiasmo dos colegas e o sentimento de se sentirem encorajados e reconhecidos.

Abaixo estão algumas táticas essenciais para inflamar a moral da equipe — seja com o intuito de criar um time fixo e o manter pelo maior tempo possível ou ter colaboradores freelancers que aceitem trabalhos pontuais sempre que necessário.

1. Faça da sua empresa um local agradável para trabalhar

Nenhum motorista gosta de ter um trabalho entediante e utilizar veículos sujos e mal conservados. Estar em um espaço esteticamente agradável e funcional torna o trabalho muito mais agradável.

O primeiro passo para motivar a equipe é certificar-se de que a sua frota esteja sempre em dia com as manutenções e atualizada dentro do possível. Isso significa trocar o veículo lançado na época da ditadura por um modelo mais confortável. Também é indicado manter os carros e as áreas de convivência dos colaboradores sempre com a limpeza em dia e com um visual atraente.

Todos esses pequenos toques tornarão a rotina muito mais agradável para seus funcionários (e, por consequência, para seus clientes).

2. Seja um gestor respeitoso, honesto e solidário

Isso pode parecer óbvio, mas a má gestão é uma das principais razões pelas quais os funcionários abandonam seus empregos. Coisas como respeito, honestidade, apoio e comunicação clara são primordiais nesse sentido.

Mas há muito mais que você pode fazer para ser um grande líder e mentor. Se você é novo no trabalho de gerenciamento, vale a pena ler alguns livros sobre o assunto ou fazer cursos específicos — o gerenciamento eficaz, como qualquer outra habilidade, requer conhecimento e prática.

3. Ofereça recompensas aos motoristas para motivar a equipe

Para se manter motivado e interessado pela empresa, o colaborador precisa de bons motivos. Portanto, caso queira uma equipe de motoristas eficiente e prestativa, vale a pena iniciar um programa de incentivo.

Bonificações por economia de combustível, agilidade nas entregas, melhores índices da telemetria ou dos discos de tacógrafo, entre outras opções, servem bem como formas de oferecer recompensas aos funcionários e ainda criar um ambiente de competição saudável entre eles.

 4. Apresente oportunidades de crescimento

Especialmente se a sua empresa está expandindo rapidamente, oferecer aos motoristas a oportunidade de crescer é um grande motivador. Existe o atrativo do dinheiro extra, sim, mas há também o fator psicológico de sentir que eles são confiáveis e respeitados pelo trabalho bem feito.

Se você está abrindo uma segunda unidade, pense em qual de seus motoristas pode ser uma boa opção para um cargo de gerenciamento nesse novo espaço. Se houver alguém que está fazendo um trabalho particularmente bom em se tratando de economia e agilidade, considere preparar essa pessoa para assumir completamente as questões relacionadas à logística.

5. Compartilhe feedbacks positivos

É ótimo sentir-se realizado pelo seu trabalho. Na verdade, esse é um dos principais fatores de satisfação na vida. Deixar o colaborador satisfeito é algo que pode ser feito de diversas formas — desde informar que o cliente elogiou uma entrega ágil até perceber que o seu veículo de trabalho está sempre bem cuidado.

Principalmente quando o elogio vem dos clientes, deixe o motorista sempre a par. Normalmente, gestores prendem-se a feedbacks negativos a fim de resolver problemas pontuais e, na correria do dia a dia, esquecem do oposto.

6. Seja transparente

Ter uma visão clara de como os negócios estão indo faz com que seus funcionários se empenhem ainda mais. Então, faça questão de compartilhar esses dados com eles regularmente. Relatórios de entregas diárias, semanais ou mensais, ou até mesmo informações sobre quantos de seus clientes são novos em comparação com os que retornaram podem ser informações valiosas nesse sentido.

Dar acesso a todos esses dados não apenas faz com que seus funcionários se sintam como uma parte importante do negócio, mas também ajuda a apontar áreas em que as coisas poderiam melhorar a partir do feedback dos próprios colaboradores.

7. Ofereça alimentação na empresa

Bons lanches são a chave para a retenção de funcionários? Talvez. Afinal, ninguém trabalha bem quando está com fome. Parece uma atitude simples, mas, às vezes, tudo o que você precisa fazer para deixar a equipe mais motivada é investir em sua alimentação.

Obviamente, não é tão simples — os funcionários também precisam estar razoavelmente felizes com seus trabalhos. No entanto, a comida faz uma diferença inegável. Benefícios alimentícios, como vale refeição ou alimentação, são alguns dos mais citados quando os colaboradores comentam sobre o que mais chama a atenção em uma vaga.

Faz sentido: quando seu empregador presta atenção às suas necessidades físicas, é comum que você tenha a impressão de que ele se importa com você como pessoa — não apenas pelo que você pode fazer pela empresa.

8. Reconheça as conquistas dos colaboradores

Todas as pessoas querem algum reconhecimento por um trabalho bem feito. Se um motorista está trabalhando muito por algum motivo ou se esforça para ajudar um colega de trabalho, não hesite em elogiá-lo.

Não se trata apenas do ato de reconhecimento, mas do seguinte princípio: se as pessoas sentirem que seus esforços são valorizados, elas ficarão compelidas a continuar trabalhando duro. Os funcionários cujas conquistas são reconhecidas, normalmente, relatam que experimentam níveis mais altos de prazer com o trabalho que fazem.

Mas se eles sentem que suas longas horas e sacrifícios pessoais foram em vão, é improvável que saiam de casa para ir trabalhar em sua empresa por muito tempo. Então, não deixe de elogiar seus motoristas em reuniões, em particular, ou por meio de um simples e prático e-mail.

9. Tente saber o que seus motoristas mais desejam

Em vez de tentar adivinhar o que é mais importante para eles, descubra por meio de conversas ou pesquisas anônimas o que seus colaboradores mais valorizam, mas não de forma direta. Tente provocar surpresas. Isso pode parecer um pouco surreal para o dia a dia de uma transportadora, mas fazer o inesperado pode ser a melhor coisa para seus funcionários e também para os negócios.

Ter ótimos funcionários na sua empresa há algum tempo é uma grande vantagem competitiva. Motivar a equipe, especialmente em tempos difíceis, é uma parte importante do sucesso de qualquer empreendimento. Funcionários de longa data conhecem mais a respeito dos processos internos e, dessa forma, tornam a gestão do seu negócio muito mais simples e agradável.

Curtiu nossas dicas para motivar a equipe? Curta a nossa página no Facebook e fique sempre por dentro do que acontece no mercado!


Carolline Volpato

Journalist. Writer. Editor at Easy Carros.

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *