gestor-de-frota

Ser um gestor de frota é muito mais complicado do que muitos imaginam, não é mesmo? De fato, é necessário ter um conhecimento enorme sobre veículos e manutenções —  além de muitas outras habilidades que a profissão exige.

Para te ajudar nessa jornada, separamos aqui 4 dicas para você colocar em prática no seu trabalho e ter um crescimento profissional significativo.

Quer conhecer as características fundamentais para se ter sucesso na gestão de frotas? Então siga com a leitura!

  1. Conheça bem o seu mercado

Problemas e oportunidade muitas vezes estão ao nosso redor e não percebemos. Mas não precisa ser bem assim, estude o mercado a fundo e fique preparado para todas as situações.

Uma dica aqui é se atualizar por meio de blogs de conteúdos que mostram as novidades do setor. Se você não tem tempo para acessar as páginas diariamente, pode se inscrever em newsletters para receber os melhores conteúdos no seu e-mail. Assim, você economiza tempo e consegue se manter atualizado com o que rola de melhor no mercado.

  1. Trabalhe com ferramentas digitais

Quanto tempo do seu dia é gasto resolvendo problemas? A maior parte, não? Mas saiba que dá para reverter esse cenário. Para tanto, você pode usar ferramentas específicas, como:

Telemetria

A Telemetria já é muito popular nas frotas. Para comprovar, pergunte para aquele seu amigo que também é gestor. Isso porque a ferramenta permite fazer o acompanhamento da frota em tempo real, e essa é uma necessidade constante de quem a administra. Além disso, ela te dá uma noção exata da localização dos veículos quando estão fora do pátio.

Checklist Digital

Já o Checklist Digital é uma inovação recente, mas está a cada dia mais caindo no gosto dos gestores. Grosso modo, ele possibilita um controle mais eficiente que o tradicional checklist em papel — além de ser bem mais fácil de preencher.

Sua maior novidade é que ele faz análises preditivas da manutenção dos veículos, ou seja, informa a respeito de serviços que a sua frota vai precisar no futuro — sem precisar imobilizar os carros tantas vezes para as temidas manutenções corretivas. Imagine a redução de custos que isso pode proporcionar para a sua empresa!

  1. Motive seus motoristas e subordinados

Trabalhar sem um propósito ou incentivo é frustrante em qualquer profissão — e isso não seria diferente para os motoristas e subordinados da sua frota.

Portanto, ter uma cultura de motivação na empresa é fundamental para melhorar o ambiente de trabalho e aumentar a produtividade de todos.

A seguir, veja algumas formas de abordagem aos funcionários que trazem bons resultados:

  •         trate cada um deles sempre com respeito e profissionalismo;
  •         elogie quando fizerem um bom trabalho;
  •         mostre flexibilidade quando problemas forem apresentados;
  •         faça festas e eventos na empresa para promover a interação;
  •         consulte-os sobre decisões que podem afetá-los.

Tenha em mente que essas atitudes precisam ser sinceras. Do contrário, você não conseguirá alcançar o principal objetivo: motivar os seus colaboradores.

  1. Seja um gestor de frota proativo

Mostrar que está interessado no trabalho, que se preocupa com a empresa e realiza tarefas que não necessariamente são da sua alçada mostram a proatividade do profissional — algo que destaca o gestor de frota na empresa.

Ainda não se convenceu da importância da proatividade? Então veja mais alguns benefícios que ela pode te trazer, abaixo:  

  •         você poderá ganhar mais reconhecimento da diretoria;
  •         aprenderá coisas diferentes que vão agregar ao seu currículo;
  •         vai incentivar toda a equipe a fazer o mesmo;
  •         abrirá portas dentro da empresa.

Como vimos, ser um gestor de frota eficiente é uma tarefa que exige disciplina e dedicação. Mas os resultados alcançados podem trazer benefícios que compensam o esforço!

Gostou deste artigo? Então leia o E-book que mostra 4 dicas para melhorar sua frota e empresa. 

Baixar Ebook

 


Carolline Volpato

Journalist. Writer. Editor at Easy Carros.

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *