8-doencas-ar-condicionado

Quem não gosta de usar o ar-condicionado do carro nos dias mais quentes? Com altas temperaturas fica difícil deixar o conforto de lado. O acessório acabou se tornando indispensável para muitos brasileiros. Apesar de oferecer conforto e uma boa dose de bem-estar, o ar-condicionado também esconde alguns perigos. Entre eles, doenças que podem colocar em risco a sua saúde e da sua família.

Segundo médicos especialistas, o acessório é um dos maiores causadores de doenças respiratórias. Quando mau utilizado, apresenta alta concentração de ácaros, bactérias, fungos, vírus e outros transmissores de doenças. A falta de cuidados com a limpeza do ar-condicionado pode gerar ou mesmo agravar doenças pré-existentes como conjuntivites, problemas respiratórios e uma série de outras reações alérgicas.

“O ar frio artificial emitido pelo ar-condicionado do carro resseca a mucosa do nariz, área responsável por defender o organismo da entrada de bactérias para o pulmão. A pneumonia é a doença mais grave que pode ser provocada por esse tipo de infecção”, explica a médica Tassia Bolognesi.

Doenças que podem ser causadas pelo ar-condicionado do carro

Vale lembrar que se a limpeza do ar-condicionado do carro estiver em ordem, as manutenções em dia e sendo usado de forma adequada, os riscos de contaminações são baixíssimos.

Para te manter informado e reforçar a importância do bom uso do acessório, separamos uma lista de 8 doenças que podem ser causadas pela falta de manutenção, sujeira e mau uso. Confira!

  1. Gripes e resfriados: são doenças transmitidas por bactérias que frenquetemente vivem no ar, natural ou artificial.

 

  1. Amigdalite: a garganta precisa da umidade da saliva para trabalhar. A secura causada pelo ar refrigerado possibilita a aspiração de bactérias.

 

  1. Descamação: é provocada pelo ressecamento excessivo da pele. Pode ocorrer vermelhidão ou reação alérgica.

 

  1. Pneumonia: é causada por bactérias que passam pelas vias respiratórias e não encontram anticorpos. Elas podem parar no pulmão e provocar inflamação na região.

 

  1. Bronquite e asma: o ar seco e frio pode afetar as áreas respiratórias e causar crises de asma ou broncoespasmo.

 

  1. Sinusite: pode ser bacteriana ou alérgica (reação ao pó veiculado pelo ar-condicionado).

 

  1. Olho seco: sem lubrificação, a córnea sofre machucados, levando um quadro de ceratite ou de infecção. O risco maior é para os usuários de lente de contato.

 

  1. Sangramento nasal: a mucosa nasal é delicada e o frio leva a pequenas lesões e sangramentos.

Cuidados e prevenção

Recomenda-se desligar o ar-condicionado do carro um pouquinho antes de chegar ao seu destino, use apenas a ventilação, isso diminui a umidade nas tubulações, e consequentemente o surgimento de fungos e bactérias.

Para evitar a proliferação de vírus, é fundamental fazer a manutenção. A forma mais comum de limpeza  do ar-condicionado, acontece com a ajuda de uma máquina que é colocada na entrada de ar da circulação. O equipamento vaporiza um produto de limpeza pela tubulação, eliminando os fungos e possíveis bactérias.

Especialistas informam que o filtro do ar-condicionado do carro deve ser trocado a cada 10 mil km. Se o veículo passou por uma enchente, a troca também se faz necessária. Outra dica importante: o ideal é manter a temperatura de 23ºC dentro do automóvel.

Pense na sua saúde! Faça uma revisão completa do sistema de ar-condicionado do seu veículo sempre que necessário, como higienização e troca do filtro ao menos uma vez por ano. Se você perceber mau cheiro e perda de eficiência também pode realizar uma manutenção preventiva.

Não sabe onde encontrar uma limpeza de ar-condicionado? O site e aplicativo Easy Carros faz esse serviço na sua casa.

Categorias: Dicas

Carolline Volpato

Journalist. Writer. Editor at Easy Carros.

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *