Como funciona o Airbag?

O carro é um dos veículos motores mais seguros do mundo, independente da montadora a segurança é um item fundamental quando novos modelos são pensados e elaborados. Entenda! Como funciona o Airbag?

Você já parou para pensar que até pouco tempo atrás, em casos de acidente o cinto de segurança era a única garantia de vida dos motoristas? Pensando em salvar mais vidas o dispositivo AirBag foi criado, também conhecido como bolça de ar você sabe como funciona o Airbag?

O primeiro dispositivo do tipo foi instalado em um veículo Casse S da Mercedes em 1980. Rastreado por diversos sensores em partes estratégicas, ele é acionado quando o veículo sofre um grande impacto. Ao ser impactado, os sensores emitem sinais para uma unidade de controle, que por sua vez verifica qual sensor foi atingido e assim aciona o airbag que seja mais adequado.

Nos carros mais modernos, são instalados em locais estratégicos para atuarem em adicional ao cinto de segurança. Atuando principalmente reduzindo a chance de que a cabeça e a parte superior do corpo de um ocupante bata em alguma parte no interior do veículo. Eles também ajudam a reduzir o risco de lesões graves, distribuindo as forças da batida mais uniformemente ao longo do corpo do ocupante.

Como funciona o airbag

Airbag sendo acionado

3 perguntas frequentes para entender como funciona o airbag:

  1. O Airbag é obrigatório para carros no Brasil?

Sim, a partir de janeiro de 2014 todos os carros fabricados no Brasil precisam ter esse pré-requisito de segurança para sair da fábrica.

  1. Bati o carro e o Airbag não acionou! Meu dispositivo está com falha mecânica?

Não necessariamente! Antes de qualquer diagnóstico precipitado, lembre-se que o dispositivo de segurança é acionado apenas em grandes impactos.

  1. O airbag dispensa o uso do cinto de segurança?

Além de ser lei federal, a utilização do cinto de segurança é indispensável para a eficiência do funcionamento Airbag.

Um estudo recente concluiu que cerca de 6.000 vidas já foram salvas graças aos airbags, se você gostaria de se aprofundar um pouco mais no assunto e entender como funciona o airbag um livro sobre os números do trânsito pode ajudar.

Agora que você já sabe como o airbag funciona, fique atento e alerte seus amigos que carros com esse componente são indispensáveis hoje em dia.

Categorias: Dicas

Carolline Volpato

Journalist. Writer. Editor at Easy Carros.

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *