Na hora de escolher onde limpar o carro é comum levar em consideração fatores do tipo: tempo de execução do serviço, preço ou distância de casa. Mas você já parou para pensar na qualidade do serviço que você está adquirindo? Se não, deveria.

Fazer uma lavagem mal feita pode resultar em muitos problemas como ressecamento da pintura, riscos e manchas. Portanto, prefira sempre lugares espacializados na hora de limpar o carro. Os 5 erros que seguem são mais comuns do você pensa.

1.Usar uma esponja

erros-ao-limpar-o-carro-utilizar-esponja

Esponja danificando a lataria

 

Quando o assunto é limpeza de carros, as esponjas são as maiores vilãs. Como elas têm a superfície plana, pequenos fragmentos ficam presos e são esfregados por toda a superfície do carro. Isso é o que causa aquelas mini ranhuras na lataria que muitas vezes você vê quando o sol está brilhando (imagem abaixo). Certifique-se de que vão usar uma flanela de microfibra. Se o seu carro já está assim, a solução é fazer um polimento, a Easy Carros faz esse serviço na sua casa.

riscos-no-sol

Mini ranhuras causadas pelo uso da esponja

 

2. Aplicar um produto de limpeza doméstica

Isso vai limpar o seu carro. Mas também vai retirar toda a cera que estiver na lateria. Além de dar um brilho diferenciado, a cera adiciona uma  proteção em cima do verniz, camada que da brilho à pintura. Se ela ficar exposta ao sol sem proteção, o carro tende a ficar com uma aparência opaca. Além disso, produtos ácidos como o detergente podem causar ferrugem ao longo dos anos.

 

detergente-lavagem-carro

Detergente

 

3. Não utilizar cera.

Além das vantagens mencionadas no item 2, a cera atua como um “repelente” contra pequenos fragmentos de sujeira que aderem à superfície do automóvel. Isso reduz a periodicidade com a qual você tem que limpar o carro.

Não sabe onde encontrar uma lavagem com cera? O aplicativo Easy Carros, que faz lavagens a seco delivery, utiliza cera de carnaúba nas lavagens a seco. Esse é o melhor tipo de cera que você pode encontrar e o tablete de 200 gramas de uma boa marca é vendido por mais ou menos R$60.

cera-carnauba-easy-carros

Cera de carnaúba

 

4. Deixar o carro secar naturalmente

Muita gente ainda lava o carro com água, a limpeza é eficaz, mas o grande problema dessa prática é deixar o carro secar no sol, isso pode gerar manchas permanentes na pintura. Vale lembrar que a lavagem a seco dura muito mais que a lavagem com água, já que primeira conta com uma camada de proteção extra, como já mencionamos nesse artigo.

mancha-agua-pintura

Manchas d’água na pintura

5. Utilizar um pano que caiu no chão

Nunca utilize um pano que não está limpo. O problema aqui é muito parecido com o do item 1, a sujeira que adere ao pano pode riscar toda a superfície do seu carro. Por esse motivo, também recomendamos que a lavagem a seco não seja feita em lugares com muito pó.

Nesse artigo deixamos claro a nossa predileção pela lavagem a seco, né? Mas muita gente ainda tem dúvidas sobre esse tipo de lavagem, então preparamos um artigo para você saber todos os mitos e verdades sobre a lavagem a seco.

pano-chao

Pano no chão


Carolline Volpato

Journalist. Writer. Editor at Easy Carros.

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *