Além de ser um hábito não saudável, pessoas que fumam no volante podem levar multa

Ser um bom motorista em grandes capitais como São Paulo tem sido um verdadeiro desafio. As ruas das cidades metropolitanas estão se tornaram um verdadeiro campo minado e qualquer distração pode causar prejuízo no carro, multas, pontos na certeira ou até mesmo um acidente com vítimas. Por esse motivo, algumas pessoas que fumam no volante podem ser multadas e até presas. Você sabia?

O hábito de fumar, sem dúvidas é um dos mais praticados entre os motoristas e embora em muitos momentos não seja repreendido pelos agentes de trânsito é uma infração ao Código Brasileiro de Trânsito (CTB).  Além do cheiro, que só algumas empresas especializadas conseguem tirar com a higienização interna e limpeza do ar condicionado. Já que não é supervisionado pelos agentes, fica a dúvida: É proibido fumar enquanto dirige? 

Listamos 5 perigos em fumar dirigindo: 

  1. Não manter as duas mãos no volante, conforme orientação do CBT é necessário manter as duas mãoes no volante enquanto dirige.
  2. Desvio de atenção, antes de fumar é necessário acender o cigarro. Nesse momento se esconde o perigo, ao dirigir a atenção deve ser total na via.
  3. Atenção com as cinzas de bituca, esses resíduos em contato com o estofado dos veículos podem se tornar inflamáveis.
  4. A fumaça do cigarro pode confundir as vistas do motorista, a atenção deve ser redobrada
  5. Algumas pessoas fumam com os vidros fechados, o que não é indicado por especialistas. Fazendo isso, a fumaça passa pelo filtro de ar e diariamente o motorista irá inalar o ar inapropriado.
fumam no volante

Motorista que fumam no volante

No Código Brasileiro de Trânsito não existe nenhuma lei com especificação sobre pessoas que fumam no volante. Em contrapartida, no mesmo código está sujeito a multa de gravidade média dirigir apenas com uma das mãos no volante ou colocar o braço para fora enquanto o carro estiver em movimento. Ou seja, quando for fumar pare o veículo! A multa por uma dessas infrações é de R$85,31.

A última novidade  para os que fumam no volante foi provada pela câmara dos deputados em 2015, trata-se da lei (PLS 694/2015). O projeto, do senador Marcelo Crivella (PRB-RJ – atual candidato a prefeitura no Rio de Janeiro), impede o uso de cigarros ou qualquer produto derivado do tabaco, como charutos e cachimbos em carros de passeio com crianças ou gestantes. Quem desrespeitar a lei poderá ser punido com multa e até quatro anos de prisão, segundo o texto. A pena aumenta em um terço nos casos de reincidência.

Atenção motoristas!

Categorias: Dicas

Carolline Volpato

Journalist. Writer. Editor at Easy Carros.

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *