lavagem ecologica a seco

LAVAGEM A SECO: FAZER OU NÃO FAZER ?

Se você vasculhar a internet vai notar que não é difícil encontrar pessoas que se dizem contra a lavagem ecológica, também conhecida como “dry wash”. Nosso objetivo com esse post é simples: desmistificar e esclarecer o que é ou não verdade sobre ela. Por isso, separamos alguns mitos e verdades e no final desse post vamos dar um incentivo para que você possa tirar suas próprias conclusões. Que tal? Se quiser experimentar, agende online uma lavagem a seco delivery agora!

1. RISCA O CARRO

lavagem ecologica a seco - riscos

 

Mito. Não riscar o carro requer apenas técnica e bom senso. Até porque, o shampoo a base de cera de carnaúba age fragmentando as micropartículas de sujeira e amolecendo-as, tornando fácil a remoção. Para isso é preciso que sejam utilizadas flanelas de microfibra de qualidade. A nossa recomendação é utilizar flanelas com um mínimo de 300g/m².  E é claro, use o bom senso. Ao lidar com sujeira pesada, como uma camada densa de barro, deixar o produto agir por alguns segundos antes de remover a sujeira (sempre deixar o produto secar). Em casos extremos, talvez seja necessário um enxágue com água.

Muitas pessoas dirão que o ato de enxaguar em casos extremos vai contra os princípios da lavagem ecológica, porém, em alguns casos é necessário para evitar qualquer dano ao veículo e para tirar a sujeira mais pesada.

2. ECONOMIZA ÁGUA

lavagem ecologica a seco - água

 

Verdade. A lavagem ecológica utiliza apenas 300ml d’água em todo o processo, enquanto uma lavagem convencional gasta entre 300 a 500 litros d’água. Também é importante ressaltar o porque aqui no Easy Carros nós chamamos o serviço de lavagem ecológica e não lavagem a seco. Se dissermos que é uma lavagem a seco, automaticamente vem a cabeça das pessoas uma lavagem que não utilize nada de água, o que seria ótimo, mas nada realista. A lavagem ecológica utiliza sim água, porém 99% menos do que o método tradicional (incrível, não?).

3. MANCHA A PINTURA

lavagem ecologica a seco manchas

 

Mito. O shampoo a base de cera de carnaúba é um produto natural, biodegradável e não abrasivo, ou seja, não há qualquer risco de corrosão ou desgaste ao verniz da pintura do seu carro. Pelo contrário, o shampoo a base de cera de carnaúba cria uma película protetora, fazendo com que o brilho da pintura ganhe destaque e evitando que as impurezas se fixem na lataria.

4. NÃO É RECOMENDADA EM CASO DE SUJEIRA EXTREMA

lavagem ecologica a seco lama
Verdade.
Como exemplificado no item 1, use o bom senso. Se você fez um Rally no final de semana e o seu carro está coberto por uma camada de barro muito densa, a lavagem ecológica pode não ser a melhor opção. Agora, se você foi para a fazenda e andou por uma estrada de terra, o que resultou em uma camada fina de poeira, fique tranquilo, a lavagem ecológica dará conta do recado.

5. DANIFICA RODAS E CALOTAS

lavagem ecologica a seco pneu

 

Mito. Obviamente, se utilizadas as ferramentas certas como flanela de microfibra e limpa-rodas automotivo, nenhum dano é causado às rodas e calotas do veículo.

Dica importante: fuja de empresas que utilizam óleo de mamona ou óleo diesel para a limpeza de caixa de rodas, além de corroer plásticos, a utilização de óleo diesel no processo não é nada ecológica.

Gostou da matéria? Ficou com curiosidade de experimentar a lavagem ecológica no seu carro? Então não perca essa chance e agende uma lavagem a seco na sua garagem:

Um profissional certificado irá até sua casa cuidar do seu carro! Simples, prático e cômodo.

Ah! E não se esqueça de compartilhar esse post com aquele seu amigo que sempre falou mal da lavagem a seco 😉


Carolline Volpato

Journalist. Writer. Editor at Easy Carros.

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *