** DESCONTO EXCLUSIVO PARA LEITORES **

Pessoal, criei um desconto exclusivo no Easy Carros para quem ler este post,  com o código promocional BMW você ganha R$20 de desconto na lavagem a seco delivery! Que tal aproveitar para experimentar? Escolha entre diversos serviços e seja atendido em casa! Temos lavagem ecológica, enceramento, polimento e muito mais. Seu carro agradece 😛

bmwaudiwars1-500x434
A concorrência é a base do mundo automotivo. Ela alimenta P&D (pesquisa &  desenvolvimento), produção, consumo e esporte. A maioria dos fabricantes de automóveis de hoje desenvolveram rivalidades curiosas e obscuras (por que não?) com seus mais próximos semelhantes que atravessam décadas e duram gerações.

Uma das principais rivalidades existentes no mundo automotivo é a dos luxuosos alemães: Mercedes, BMW, Porsche e Audi (e um pouco mais distante, a própria Volkswagen).

Esses fabricantes competem uns contra os outros, tanto no showroom quanto na pista, desde muito antes de você ter nascido.

Uma concorrência tão próxima produziu uma das melhores obras da tecnologia automotiva até hoje, mas também fomentou divisões nos corações de milhões de apaixonados por carros no mundo. Claro, existem aqueles que apreciam os carros de cada uma das marcas alemãs “igualmente”, mas você não precisa procurar muito para achar entusiastas que vão clamar a supremacia de apenas uma (enquanto desenham dos esforços das outras).

Não é surpresa também que as fabricantes alemãs tenham “capitalizado” sobre o fervor de seus fãs na hora de vender seus veículos, especialmente tentando estabelecer certa superioridade nos olhos dos carro maníacos de todo o mundo.

Uma dessas “alfinetadas” aconteceu em Los Angeles em 2009, quando a Audi colocou um outdoor com seu novo A4 em Santa Monica, acompanhado de uma simples mensagem: “Your move, BMW” (ao pé da letra “Sua vez, BMW”).

Atrevido, né? Bem, a BMW não deixou barato. Alguns dias depois, um novo (e muito maior) outdoor apareceu bem ao lado do da Audi. Esse continha um dos monstros de performance da BMW, a M3, e uma só palavra: “Checkmate” (Cheque-mate, do xadrez :P).

Já no aniversário de 100 anos da BMW…

As fabricantes alemãs nunca se intimidaram na hora de alfinetar umas as outras, sempre com o espírito de rivalidade. Isso é o que faz dois anúncios recentes da Mercedes e da Porsche tão elegantes.

Para parabenizar a BMW pelos seu aniversário de 100 anos como fabricante automotiva, a Mercedes e a Porsche publicaram anúncios impressos com mensagens sinceras de admiração competitiva.

O anúncio da Mercedes mostra a famosa grade frontal da BMW, assinatura da marca, com a mensagem “Obrigado pelos 100 anos de concorrência. Os primeiros 30 anos foram, na verdade, um pouco tediosos.” Fazendo referência aos 30 anos em que a Mercedes existiu sem a concorrente (A Mercedes nasceu em 1886 ainda como Benz Patent Motorwagen, enquanto a BMW nasceu em 1916).

A mensagem também inclui um duplo sentido atrevido, dando a entender que a Mercedes é a mais velha das rivais, o fato de que o anúncio é dominado por um tributo ao que é considerado o mais reconhecido componente da BMW, trata-se de um grande elogio. Abaixo o anúncio impresso e o vídeo postado no Instagram:

mercedes-bmw-500x263

 

Já o anúncio da Porsche contém o seu super-carro-conceito-elétrico Mission E, ao lado do principal oponente elétrico da BMW, o i8. A mensagem diz: “O futuro nos presenteia com grandes desafios. Nós os enfrentamos com o mais puro prazer de dirigir. A Porsche reverencia os 100 anos de história automobilística e com todo o coração parabeniza a BMW nessa alegria.” Abaixo o anúncio:

porsche-500x321

Tirando as décadas de rivalidade feroz, os alemães não se esqueceram das suas boas maneiras. Essa é instantaneamente uma das minhas demonstrações de elegância favoritas do mundo automotivo até hoje. Parabéns, Mercedes. Parabéns, Porsche.

E você, Audi? Não vai falar nada?

(via Techly)
Originalmente publicado por Shaun Glover
Traduzido por Yuri Pontes

** DESCONTO EXCLUSIVO PARA LEITORES **

Pessoal, criei um desconto exclusivo no Easy Carros para quem ler este post, clicando aqui você ganha R$10 de desconto em qualquer serviço! Que tal aproveitar para experimentar? Escolha entre diversos serviços e seja atendido em casa! Temos lavagem ecológica, enceramento, polimento e muito mais. Seu carro agradece 😛


Carolline Volpato

Journalist. Writer. Editor at Easy Carros.

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *