6 razões para investir na lavagem de carros da empresa

lavagem de carros

Tanto para o dia a dia quanto para a venda de dos ativos de sua frota, a lavagem de carros é um elemento essencial, que ajuda na valorização de sua marca. Afinal de contas, para muitos consumidores e clientes em potencial, o estado de conservação dos veículos é o primeiro contato que essas pessoas terão com a sua empresa. E como diz o ditado: “a primeira impressão é a que fica”.

Apesar disso, você não deveria considerar uma rotina eficiente de lavagem de carros apenas por conta desse fator. Existem muitos outros benefícios em agregar esse diferencial às outras medidas de conservação de sua propriedade, e veremos 6 deles neste post — além de algumas dicas para limpar os veículos com eficácia. Acompanhe!

Benefícios de investir na lavagem de carros

Como destacamos, não se trata apenas de cultivar um visual agradável aos olhos. A higienização do veículo contribui para a saúde dos seus colaboradores e pode até mesmo manter estável o valor de revenda dos seus carros. Vamos ver quais outros benefícios você pode colher com a rotina de limpeza dos automóveis?

1. Mantém os carros conservados por mais tempo

Aí está um benefício que vale tanto para o exterior quanto o interior dos veículos de sua frota. A pintura permanece brilhante e vívida por mais tempo, enquanto o estofado e os tecidos higienizados se mantêm íntegros, permitindo que o carro não se desvalorize tanto progressivamente.

2. Melhora o valor de revenda

Não é segredo que a lavagem de carros, feita periodicamente, contribui para um valor maior na hora da revenda. Isso porque eles já saem depreciados da concessionária e cabe a você e sua equipe fazer com que esse preço não fique muito abaixo do esperado, quando chegar o momento de substituir alguns dos veículos de sua frota.

3. Promove a saúde e o bem-estar do motorista ao trabalhar

Vale salientar que a gestão de frotas é uma atividade multidisciplinar e você deve se atentar não apenas às qualidades dos bens materiais, mas também à qualidade de vida da força de trabalho que passa a maior parte do dia a bordo dos veículos: os motoristas.

Em primeiro lugar, porque o interior do veículo pode facilmente se tornar um ambiente convidativo para a proliferação de fungos e bactérias. Daí a importância em acrescentar o filtro de ar na rotina de lavagem de carros. Além disso, é importante passar algumas recomendações aos profissionais, como:

  • evitar ingerir bebidas e alimentos no interior do veículo;
  • cuidar do veículo, preservando-o antes, durante e após cada trajeto;
  • proibir que fumem ao volante.

 

Outro ponto relevante: tenha um álcool em gel em cada porta-luvas. Eles são práticos e facilitam a higienização dos seus profissionais, evitando que sejam facilmente contaminados por esses tipos de bactérias que fazem dos veículos sua moradia.

4. Elimina odores que impregnam no veículo

Como um complemento do tópico anterior, a lavagem de carros evita que sujeiras, resíduos e cheiros se alojem e impregnem sua frota. Ainda mais quando falamos no transporte de diferentes tipos de cargas, cujos aromas característicos podem permanecer no veículo, acumulando com outros odores e, assim, dificultando a vida dos motoristas.

É bom considerar, entretanto, que existem algumas boas ideias para remover os diferentes tipos de aromas que impregnam nos veículos, como:

  • resíduos molhados devem ser limpos de maneira específica, pois o líquido pode penetrar no tecido do carro.
  • resíduos secos demandam o uso de um bom pano de algodão umedecido em água e detergente ou sabão neutro;
  • o uso de neutralizadores de odores também pode ajudar a manter impecável o aroma no interior do veículo.

Uma dica: ao fazer a lavagem de carros, procure se informar também a respeito da lavagem ecológica e sobre o quanto ela pode trazer de benefícios para a sua empresa!

5. Agrega valor à sua marca

Qual seria a percepção que você teria de uma empresa se a sua encomenda chegasse em um carro emitindo poluentes, completamente sujo e com odores fortes — e os produtos solicitados em más condições? Pois é, você dificilmente voltaria a fazer negócios se cenas como essa fossem algo constante na rotina dessa empresa.

O mesmo princípio deve ser aplicado na percepção de marca que as pessoas têm sobre você, como gestor de frotas, e sobre o seu empreendimento. A imagem do seu negócio percorre as principais vias da sua cidade, estado ou país e é importante que as pessoas percebam o cuidado que todos sob a sua liderança mantém com relação ao seu patrimônio e suas encomendas.

6. Contribui para uma gestão de frotas mais responsável

A manutenção preventiva da frota já é algo que discutimos amplamente aqui no blog, propondo uma rotina mais controlada, segura e produtiva. Pois saiba  que a lavagem de carros também desempenha um papel importante nesse sentido, uma vez que ela constrói uma conscientização interna de grande valor.

Por meio dela você consegue fazer com que seus colaboradores estejam mais empenhados em zelar pelos bens da empresa. E, como consequência, mostra que todos são fundamentais na conservação, manutenção e expansão da boa imagem de sua marca. Algo que se reflete em mais produtividade e satisfação no ambiente de trabalho — desde que tais esforços sejam encorajados e reconhecidos, é claro.

Dicas para limpeza dos carros

Agora que entendemos os principais benefícios que a sua frota e empresa podem colher por meio da limpeza periódica dos carros, que tal vermos alguns itens que não podem faltar no check-list no momento dessa limpeza? Confira!

  • comece pelo interior do veículo e remova os resíduos sólidos, bem como os odores e impurezas. Uma boa maneira de fazer isso é por meio da aspiração interna;
  • aproveite para limpar os painéis e para higienizar os filtros de ar com frequência, evitando o acúmulo de sujeira;
  • remova os tapetes e aspire os resíduos sobre eles. Em seguida, lave-os e deixe que sequem naturalmente ao sol;
  • não se esqueça de limpar as portas e janelas — basta utilizar o pano úmido em solução com água e detergente ou sabão neutro.

 

Além desses aspectos práticos, o procedimento ideal de lavagem de carros deve ser avaliado em conjunto com a sua equipe, para que sejam definidos os melhores procedimentos. Mas, no geral, os elementos citados são bastante genéricos e abrangentes e podem ser aplicados em sua frota, independentemente do tipo de veículo que você utilize no dia a dia.

E então, deu para entender o valor da lavagem de carros para a sua empresa? Que tal, agora, conferir também o quanto o seu negócio pode prosperar ainda mais a partir de uma postura sustentável? Temos certeza de que pode ser de grande valia para você!

Leave a Reply