Saiba como lavar o carro a seco corretamente

como lavar o carro a seco

A lavagem a seco de automóveis está cada vez mais popular. Muitas empresas especializadas estão oferecendo esse serviço que economiza água e é muito eficiente para tirar a sujeira do veículo. E você, sabe como lavar o carro a seco?

É possível fazer esse procedimento em casa, porém é preciso ter cuidado e se atentar a alguns detalhes para manter o carro bem conservado e evitar que ocorram imprevistos com a pintura.

Neste post, mostraremos como lavar o carro a seco com segurança e eficiência. Confira!

Quais são as vantagens da lavagem a seco?

A vantagem mais notável da lavagem a seco é a economia de água.

Em alguns estados do país existem multas aplicadas a quem for flagrado lavando carros com água tratada, pois uma lavagem completa, dependendo do tamanho do veículo, consome até 560 litros de água.

Já uma lavagem a seco gasta, no máximo, 2 litros e pode ser feita em um lugar à sombra, inclusive dentro da sua própria garagem.

Isso diminui a sujeira no ambiente, a necessidade de espaço para realizar a limpeza, além de gastar menos tempo, tendo em vista que não é necessário mover o carro para outro lugar ou mesmo enxugar o local posteriormente.

Vale lembrar que essa lavagem também pode ser feita em motos, barcos, caminhões e ônibus!

Quais são os materiais necessários?

Existem alguns materiais que você deve adquirir para fazer a lavagem a seco em casa. Muitas vezes, eles são comercializados em kits, contendo tudo o que é necessário.

Primeiramente, é preciso um produto lubrificante específico que é vendido por mililitros e deve ser diluído em água para a aplicação. Existem várias marcas e valores, portanto, escolha alguma que tenha boa recomendação.

Caso o produto necessite de um pulverizador, será preciso comprá-lo. Escolha um de 1,3 litro, com compressão para facilitar a aplicação do lubrificante em toda a superfície da lataria.

O último material necessário para uma limpeza a seco básica é o pano de microfibra. É importante que você adquira mais do que um, pois, se a sujeira grudar no pano e você passar muitas vezes na lataria, poderá ocorrer pequenos riscos.

Existem também materiais para partes específicas: você pode adquirir um pincel para limpar as rodas e produtos de limpeza de pneus e vidros para dar um acabamento melhor.

Como lavar o carro a seco?

Primeiramente, é preciso que o carro esteja na sombra e com as peças e lataria frias. Isso é importante para que o produto aplicado não seque muito rápido.

Comece diluindo o lubrificante de acordo com a indicação do fabricante e, depois, aplique-o no pano e esfregue na lataria com movimentos circulares, sem usar muita força.

Como na lavagem normal, o correto é começar pelo teto e depois capô, terminando nas partes mais baixas do veículo, onde a sujeira se acumula. Dessa forma, o pano já estará mais molhado e mais sujo ao chegar na parte inferior.

Sempre que o pano estiver com muita sujeira acumulada, dobre-o para que seja utilizada uma parte mais limpa. Quando isso não for mais possível, troque por outro. Essa troca é essencial para diminuir o perigo de causar pequenos riscos na pintura.

Por fim, retire o excesso de produto que ficou na lataria com um pano limpo — sempre de microfibra —, retirando a sujeira acumulada e depois faça o acabamento com outro pano, dando o brilho final.

Depois disso, você pode limpar as outras áreas, como rodas e pneus, usando acessórios específicos. Finalmente, para limpar os vidros, podem ser utilizados produtos de lavagem, mas use um pano exclusivamente para isso.

Pronto! Com essas dicas você já sabe como lavar o carro a seco sem desperdiçar muita água! É um método fácil e eficaz, que poupa tempo e ajuda o meio ambiente.

Se você ainda tem alguma dúvida ou quer dar uma sugestão, deixe um comentário aqui no post! Teremos prazer em respondê-lo!

 

Leave a Reply