Planilha controle de veículos da empresa: o próximo passo do check list de papel

planilha-controle-de-veículos-da-empresa

Se você utiliza um check list em papel para a gestão de frotas, você já consegue ter uma visão mais ampla dos seus veículos. No entanto, esse processo sozinho não consegue centralizar as informações e gerar relatórios — que é a função da planilha controle de veículos da empresa.

Neste artigo, mostraremos como o alinhamento dessas duas ferramentas pode ajudar nas tomadas de decisão e otimizar a gestão de veículos da empresa em até 20%.

Quer ter dados mais precisos sobre a sua frota? Então siga com a leitura!

Afinal, qual é o objetivo da planilha controle de veículos da empresa?

Talvez você já tenha ouvido falar em “planilha de controle de frota”. Tenha em mente que estamos falando da mesma ferramenta, porém, com um nome diferente. De toda forma, vamos detalhar o que ela faz.

Em resumo, o principal objetivo de uma planilha controle de veículos da empresa é centralizar os dados da frota e apontar os itens que precisam de atenção em cada veículo. Com isso, ela permite que a manutenção seja realizada no momento certo e da forma mais econômica para o negócio.

Como essa ferramenta auxilia o check list em papel?

Imagine uma empresa que tem uma frota com centenas ou até milhares de veículos. Sem dúvidas, ter um controle eficiente do estado de cada um dos automóveis não é uma tarefa tão simples. Para tanto, o gestor de frotas precisa solicitar que cada um dos motoristas preencha o check list em papel e mantenha essas informações sempre acessíveis.

Contudo, muitas vezes o gestor acaba se perdendo em meio a tantos papéis e não consegue centralizar os dados. Exatamente por isso, uma planilha controle de veículos da empresa é a ferramenta ideal para armazenar as informações. Isso porque ela permite um acompanhamento da situação de cada veículo por meio de uma simples busca pela placa e ainda gera gráficos que evidenciam os pontos da sua frota que merecem atenção. No próximo tópico, mostraremos alguns itens que podem ser verificados com a ferramenta.

Quais itens você consegue acompanhar com a ferramenta?

Com os check lists em papel de cada veículo em mãos, basta transferir as informações para a planilha controle de veículos da empresa. Para isso, é necessário cadastrar:

  • a placa do veículo;
  • a data da vistoria;
  • a quilometragem atual.

Se você ainda não tem um check list de veículos em papel, conheça um modelo muito utilizado pelos principais gestores de frota do país e faça o download gratuitamente.

Feito isso, você poderá informar o estado das peças para cada um dos automóveis. Nessa planilha, você encontrará 32 itens para preenchimento, ou seja, trata-se de uma ferramenta abrangente e que abordará os componentes mais importantes dos veículos e que precisam ser avaliados periodicamente — todo o passo a passo para preenchimento está na primeira página da planilha.

Por fim, basta gerar gráficos que apresentam informações sobre:

  • “distância percorrida por dia por veículo”: apresenta a quilometragem diária de cada veículo;
  • “problemas prioritários”: mostra os pontos mais problemáticos da sua frota — por veículo ou por um grupo de veículos;
  • “todos os problemas”: visão ampla de todos os pontos problemáticos da frota.

Percebe como essa ferramenta permite um acompanhamento mais detalhado dos veículos da sua empresa? De fato, o acompanhamento desses dados permite que você realize manutenções preventivas. Nesse sentido, você pode tomar decisões que ajudam a melhorar os processos e, com isso, economizar até 20% em manutenções — graças à redução nas manutenções corretivas.

Gostou deste artigo? Já sabe como migrar todos os check lists de papel para uma única ferramenta e ter melhor controle das informações da frota? Então baixe gratuitamente a planilha controle de veículos da empresa agora mesmo:

Baixar Planilha

Leave a Reply