Como realizar um gerenciamento de frota eficiente

gerenciamento-de-frota

Gerenciamento de frota parece algo simples para quem olha de fora, mas todo gestor sabe a verdade por trás disso, não é mesmo? A tarefa é complexa e leva em consideração diferentes processos, o que dificulta ainda mais que decisões assertivas sejam implantadas ou feitas com agilidade.

Neste post, você vai saber como realizar a gestão de frotas em diferentes frentes, desde atitudes que vão melhorar a produtividade até ferramentas interativas para facilitar seu trabalho. Confira:

Otimize suas rotas

Você não tem ideia o quanto isso é importante para uma frota eficiente. Cada minuto que um veículo fica parado causa um impacto negativo no orçamento. Logo, depende de você impedir qufe esse problema fique maior e mais significativo.

Mas calma, ninguém aqui vai ter prejuízo, vamos te ajudar a melhorar esse processo.

O primeiro passo é seguir o procedimento padrão: entregar a rota pré-aprovada pelo seu setor de logística para os seus motoristas. No entanto, como sabemos que trabalhar com frotas nunca é um mar de rosas, sempre tenha algumas soluções de reserva na manga, caso aconteça algum problema.

Investir em um sistema de telemetria pode resolver a situação, pois com essa ferramenta é possível ter visibilidade de toda a frota enquanto ela está fora do pátio.

Certifique-se também que os motoristas tenham aplicativos de mapas em mãos — como o Waze e o Google Maps.. Eles são muito úteis em momentos emergenciais e sempre podem informar aos condutores quais são as melhores rotas.

Otimizar seus trajetos também ajuda na redução de custos. Quer saber como? Então veja o próximo tópico!

Reduza os gastos com combustível  

Todos nós sabemos que combustível é um gasto recorrente e inevitável na frota, mas é claro que existem maneiras de diminuir esse prejuízo.

Em primeiro lugar, é importante saber os caminhos que seus veículos farão, isso evita que eles percorram trajetos desnecessários ou fiquem parados no trânsito. Dessa maneira, o combustível é melhor aproveitado, o que reduz gastos no orçamento.

Também é interessante ter uma parceria com um fornecedor. A ideia é negociar e conseguir um bom preço pelo combustível. Para isso, você pode colocar na mesa o fato de usar grandes quantidades de gasolina ou álcool, um atrativo para qualquer vendedor fechar um bom negócio.

Realize manutenções regularmente  

Não é preciso falar que um veículo em más condições de uso é um prejuízo ambulante, certo? Ele vai ter um rendimento abaixo da média, consumir gasolina além do que deveria e pode até causar acidentes.

Para evitar esses problemas, é sempre interessante realizar revisões frequentes — as chamadas manutenções preventivas. Apesar de alguns acharem que tem um alto custo, não é necessário sempre trocar uma peça quando a fizer, apenas uma vistoria geral nos veículos pode ser o suficiente.  

Na realidade, o ideal mesmo é realizar manutenções preditivas, que informam o gestor de frotas da necessidade da manutenção antes mesmo de um problema ocorrer. Em resumo, é um estágio superior à preventiva, mas para ela ocorrer é necessário ter em mãos uma ferramenta específica. Quer saber qual é? Então veja logo abaixo.

Utilize ferramentas digitais para o gerenciamento de frota

Gerenciar frotas não é resolver problemas o dia inteiro, e essas ferramentas contribuem para validar esse ponto de vista. De fato, elas ajudam a aperfeiçoar as tarefas do gestor de frota, de modo que demandas recorrentes passam a ter soluções mais simples.

O checklist digital é um bom exemplo, já que ajuda a otimizar os processos de controle e gestão de frota de maneira eficiente. Com ele, é possível realizar manutenções preditivas, agendar serviços e até receber relatórios das manutenções.

Com o checklist é possível otimizar até 30% do seu tempo, de modo que você possa se concentrar em outras tarefas, como inovar e encontrar novos benefícios para sua frota.

Neste post, mostramos pontos importantes para realizar um gerenciamento de frota eficiente. Gostou do conteúdo e quer utilizar o checklist digital? Então >experimente grátis por um mês agora mesmo!
Fazer Um Teste Grátis

 

Leave a Reply